Criadores já podem se inscrever no novo 'novilho precoce' em MS

Publicado em 13/12/2016 14:11
Versão anterior foi suspensa em julho e nova deve entrar em vigor em 2017. Programa vai avaliar propriedade, animal e lote que vai ao abate.

A secretaria estadual de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Sepaf) abriu em seu site as inscrições para o credenciamento de produtores rurais que estejam interessados em participar do  Subprograma de Apoio à Modernização da Criação de Bovinos, que faz parte do Programa de Avanços na Pecuária do estado, o Proape Precoce.

O subprograma é o antigo “Novilho Precoce” e desde novembro de 2015 passa por reformulações.  A previsão da Sepaf é que o programa esteja operando em fevereiro de 2017 e de maneira totalmente informatizada.

O novo programa, segundo revelou o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, ao G1 em setembro deste ano, vai deixar de avaliar somente o animal que vai para o abate para a concessão de incentivo fiscal e vai analisar também todo o ciclo produtivo para que o benefício seja oferecido.

A versão anterior do programa, conforme explicou Lamas, foi criada em 1992 e estava desatualizada, não se adequando mais a realidade do segmento que evoluiu muito nestes 24 anos. Ele comentou que, por isso, o governo do estado decidiu suspendê-lo em julho deste ano para reformulá-lo.

O secretário disse que a principal alteração desta nova versão é que o programa vai passar a avaliar todo o sistema produtivo do novilho precoce e não somente o animal que é abatido. Neste sentido serão analisados o processo produtivo na propriedade em que o novilho precoce foi criado, o produto obtido (animal) e ainda a padronização do lote encaminhado para o abate.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário