Paraguai visa conquistar mais 70 mercados para exportar sua carne bovina
Em 2016, houve uma diversificação interessante dos mercados de carne bovina com os quais o Paraguai possui relações e o produto do país chegou a 57 diferentes destinos. Com isso, o governo deseja conquistar mais 70 novos mercados nos próximos anos, estratégia que se encontra entre as prioridades, segundo o vice-ministro de Pecuária, Marcos Medina.
Segundo as estatísticas do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (Senacsa), as exportações de carne bovina do Paraguai, de janeiro a dezembro de 2016, totalizaram 240.394 toneladas a um valor de US$953,359 milhões. Isso significa um aumento de 1,1% em comparação com o mesmo período anterior em volume, embora tenha caído -3,4% em valores.
Medina disse que há cerca de 150 mercados para a carne paraguaia e que o país se encontra em 80 destes mercados. Portanto, o desafio é explorar a abertura dos restantes, que são mais exigentes e pagam melhor. Com isso, o Paraguai deseja posicionar sua imagem, gerando mais postos de trabalho e contribuindo para o bem-estar da população.
Em 2016, os maiores compradores foram o Chile (80.039 toneladas), a Rússia (63.009 toneladas), Brasil (29.982 toneladas), Vietnã (16.547 toneladas), Israel (15.695 toneladas), Kuwait (4.321 toneladas), Líbano (3.855 toneladas), Iraque (3.567 toneladas), Egito (2.964 toneladas) e Taiwan (2.254 toneladas).
Tradução: Izadora Pimenta
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