Boi: Queda no rebanho da Austrália pode favorecer exportação brasileira

Publicado em 24/01/2017 10:48

Mesmo com um rebanho do tamanho do estado de Mato Grosso, a Austrália está entre os três maiores exportadores mundiais de carne bovina, atrás do Brasil e à frente dos Estados Unidos. Enquanto os australianos embarcam praticamente metade de sua produção, o Brasil exporta, em média, apenas 20%.

Em 2016, no entanto, os embarques de carne australiana recuaram 21% frente ao mesmo período do ano anterior, devido à queda de 18% na produção de carne daquele país, segundo indicam dados do MLA (sigla em inglês de Meat and Livestock Australia – Carne e Pecuária Austrália).

Esse cenário, por sua vez, pode favorecer as exportações brasileiras em 2017, especialmente à China – 10% dos embarques de carne australiana tiveram como destino a China em 2016. No ano passado, o Real mais valorizado e a diminuição na demanda de alguns países limitaram os embarques brasileiros da carne. Segundo dados da Secex, foram 1,076 milhão de toneladas de carne in natura exportadas pelo Brasil em 2016, volume 0,3% inferior ao de 2015.

Em 2016, as exportações australianas à China, especificamente, caíram fortes 32,5% frente ao ano anterior, enquanto os embarques brasileiros ao país asiático aumentaram 15% na mesma comparação. No correr do ano passado, o maior volume mensal embarcado pelo Brasil à China foi observado em outubro, de 21 mil toneladas, mês em que a quantidade exportada pela Austrália ao país asiático caiu 44% em relação à de igual intervalo de 2015.

Dados do MLA indicam que, em 2016 (até outubro), o rebanho australiano diminuiu 4,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, indo para 26,1 milhões de cabeças, um dos mais baixos da história do país. A pecuária australiana vinha passando por um ciclo de retenção de animais, com pico em 2013, quando o país contava com 29,2 milhões de cabeças, ainda segundo o MLA. Porém, a forte seca que atingiu o país em 2014 forçou produtores a elevarem o escoamento de animais para o abate, resultando nos atuais baixos volumes de rebanho. Esse aumento da oferta em 2014, inclusive, ocasionou recorde de produção e de exportação. Em 2014, a Austrália produziu 2,59 milhões de toneladas de carne e 1,28 milhão de toneladas foram exportadas, também segundo o MLA.

Mesmo com a queda na produção total de carne bovina em 2016, a Austrália manteve elevado o volume de exportação. Naquele ano, foram 1,01 milhão de toneladas embarcadas, de acordo com o MLA. Os principais destinos da carne australiana são Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e China.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário