Pecuaristas resistem em vender na baixa, mas cenário não indica melhora na cotação

Publicado em 30/03/2017 11:46
Paralisação da JBS pode intensificar queda dos preços da arroba

Os negócios com o boi gordo vivem um momento delicado. Aos pecuaristas o preço de balcão tem caído diariamente, tanto que a arroba negociada em São Paulo - importante referência nacional - atingiu na terça (29), o menor nível desde agosto de 2015.

As indústrias se beneficiam das repercussões sobre a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, para adquirir matéria-prima mais barata quando necessário e, enxugar os estoques represados na ultima semana. Esse movimento tem ajudado na queda dos preços, porém, poucos negócios são efetivados neste valor.

Na quarta, a JBS, maior processadora de carne bovina do mundo, informou que dará férias coletivas de 20 dias [podendo ser prorrogada por mais 10], em dez de suas unidades do Brasil.

Leia mais:

>> Preço do boi gordo cai ao menor nível em quase 20 meses por Carne Fraca; BB anuncia apoio

Em muitas regiões o capacidade de suporte das pastagens ainda permite que os produtores não vendam seus animais nesta baixa. Conforme explica o analista, Douglas Coelho, da Radar Investimento, as chuvas de janeiro e fevereiro colaboraram para o desenvolvimento dos pastos, reduzindo a necessidade de entrega dos animais em março e abril.

Outra realidade é a dos pecuaristas que conta apenas com uma unidade de abate em sua região, portanto, se há paralisação, esses produtores ficam sem alternativa de venda, mesmo que a intensão seja entregar apenas o necessário para cobertura dos custos.

A preocupação é que o período das águas vai chegando ao fim e, em quais condições estará o mercado nos próximos meses. Para maio, o mercado futuro na BM&F indica cotação em R$ 135/@. Esse patamar mostra a projeção dos operadores com a possibilidade de novas pressões sobre a arroba.

"O problema das exportações está praticamente sanado, então acreditávamos que nessa semana os negócios poderiam retomar com volume. Mas, agora, com a notícia da JBS, acreditamos que a pressão sobre os preços pode se intensificar", pondera o analista da Radar.

César de Castro Alves, consultor da MBAgro, acrescenta que mesmo aguardando um posicionamento melhor de preço, o pecuarista corre sérios riscos. "O cenário que temos a frente não é animador. Se a demanda não responder, poderemos entrar no período da seca com um grande volume de animais represados".

Como consequência dos dias parados, as escalas de abate vão se encurtando e traz certa expectativa aos produtores. Segundo Douglas em São Paulo há indústrias precisando de animais para programação da semana que vem. "Eles precisarão voltar às compras, mas possivelmente até meados da próxima semana, muitos frigoríficos ainda estarão avaliando como vão operar depois desse anúncio da JBS, que sem dúvida, baliza o mercado", pondera.

O problema, segundo Alves, é de mesmo com o retorno das compras a concentração de animais represados e mais pesados pelo tempo extra no campo, possam superar a necessidade de abate das indústrias, - diante do consumo interno deprimido -, causando desequilíbrio entre oferta e demanda.

"Mesmo que a disposição de compra volte à normalidade o cenário de preço curto e médio prazo não são animadores. Os pecuaristas tem, hoje, um conjunto de fatores que não levam a crer na recuperação das cotações", diz o analista da MBAgro.

Agravante

Como agravante, dia 1ª de abril entra em vigor a volta da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre as carnes no Estado de São Paulo.

As projeções da Apas (Associação Paulista de Supermercados) dão conta de que o consumidor poderá arcar com alta de 6% a 6,5% nos preços da carne no varejo.

Essa medida vem em um momento delicado para o setor. Mesmo com sinais de que a economia nacional está em compasso de melhora, o poder aquisitivo da população continua restrito para desembolsar mais na compra da carne bovina.

Cenário 2017/2018

Vale lembrar que mesmo antes de a operação Carne Fraca ganhar os noticiários em todo o país, as expectativas já eram de um ano mais apertado na receita dos pecuaristas.

O mercado de bezerros apresenta recuos desde o final de 2016 e a expectativa era de que houvesse um aumento no abate de vacas, somado ao aumento de boi gordo terminado.

"É importante ressaltar que já tínhamos uma perspectiva de preços deprimidos no ciclo 2017/18, mas é claro que a operação da PF agravou esse cenário", diz Coelho, da Radar Investimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário