Em Goiás, prazo de vacinação contra febre aftosa e raiva herbívora é prorrogado até 11 de dezembro

Publicado em 30/11/2021 16:45
Pecuarista ganha mais tempo para imunizar rebanho e fazer declaração de vacinação e rebanho à Agrodefesa. Período oficial terminaria nesta terça-feira (30/11)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou nesta terça-feira (30/11) uma portaria que prorrogou o prazo de vacinação contra febre aftosa e raiva herbívora no Estado. O período autorizado inicialmente era de 1º a 30 de novembro. Agora o pecuarista tem até 11 de dezembro para comprar vacinas e imunizar seu rebanho. O prazo para comunicar a vacinação à Agrodefesa também mudou: vai até 17 de dezembro.

A medida que alterou o prazo foi divulgada por meio da Portaria 769/2021-Agrodefesa, que determina a “prorrogação da segunda etapa para declaração de rebanho e vacinação compulsórias contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros no Estado de Goiás - Etapa novembro/2021”. O documento reforça que bovídeos com até 24 meses devem ser imunizados contra febre aftosa, enquanto bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos com até 12 meses, localizados nos 121 municípios de alto risco no Estado, devem receber a dose de proteção contra raiva herbívora. A relação destes municípios consta do Anexo I – Corrigido da Instrução Normativa 002/2017/Agrodefesa.

O motivo para a mudança do prazo, ainda segundo a Agência, é “o diagnóstico situacional realizado pela Agrodefesa de que existem falhas na distribuição de vacinas antiaftosa no Estado de Goiás e a necessidade de maior prazo para abastecimento do insumo nas revendas autorizadas, e maior prazo para os produtores realizarem a vacinação e declaração dos animais, em conjunto com a vacinação antirrábica”. A decisão foi discutida e apoiada pelo setor produtivo de Goiás e conta com parecer favorável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O presidente da Agrodefesa, José Essado, explica que a decisão de dilatar o prazo levou em consideração o desabastecimento temporário de vacinas, situação que acometeu outras unidades da federação e que poderia comprometer os índices vacinais para ambas as doenças no Estado. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, reforçou a importância da parceria com o produtor para obter a maior cobertura vacinal possível. “O pecuarista vem fazendo a sua parte há 25 anos, ele merece o benefício desta dilatação de prazo para conseguir adquirir as doses necessárias e atingirmos juntos um grande resultado em termos de vacinação do rebanho goiano”, afirma.

Comunicação
A “Declaração de Vacinação e Rebanho – Etapa Novembro 2021” deve ser feita preferencialmente no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago) no site da Agrodefesa (sidago.agrodefesa.go.gov.br), com login e senha exclusivos do titular da propriedade. No caso de rebanhos superiores a 75 cabeças de bovinos/bubalinos, há obrigatoriedade de entrega por meio eletrônico via Sidago. Nos demais casos, o documento pode ser entregue presencialmente nas unidades da Agrodefesa, mediante agendamento. Os telefones estão disponíveis no site da Agência, na seção Fale Conosco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário