Espírito Santo deve vacinar mais de dois milhões de animais contra aftosa

Publicado em 29/10/2010 08:43
249 exibições
Controle da movimentação de animais também faz parte das ações de prevenção da doença no estado.
Vacinar, no mínimo, 96% dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa é a meta do Espírito Santo para a segunda etapa da campanha, que começa nesta segunda-feira, 1° de novembro. Até o dia 30, os pecuaristas devem imunizar 2,2 milhões de animais, em 29,1 mil propriedades.

Essa é uma das importantes ações para proteger o rebanho da doença, mas são necessárias outras medidas, como o controle da movimentação de animais, afirma Telma de Oliveira e Paula, coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo.

Segundo Telma, a campanha será intensificada em assentamentos, aldeias indígenas e nas propriedades que não vacinaram na última etapa. Para divulgação, foram concedidas entrevistas aos jornais estaduais e participamos de sessão na Assembléia Legislativa, acrescenta.

Na primeira etapa, realizada em maio, 94,9% dos animais receberam a dose da vacina. Após o encerramento da campanha, no dia 30 de novembro, os produtores terão o prazo de 10 dias para entregar a declaração em uma das 29 Unidades Veterinárias Locais (UVLs). O Espírito Santo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação.
Tags:
Fonte: Mapa

Nenhum comentário