Espírito Santo deve vacinar mais de dois milhões de animais contra aftosa

Publicado em 29/10/2010 07:43
Controle da movimentação de animais também faz parte das ações de prevenção da doença no estado.
Vacinar, no mínimo, 96% dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa é a meta do Espírito Santo para a segunda etapa da campanha, que começa nesta segunda-feira, 1° de novembro. Até o dia 30, os pecuaristas devem imunizar 2,2 milhões de animais, em 29,1 mil propriedades.

“Essa é uma das importantes ações para proteger o rebanho da doença, mas são necessárias outras medidas, como o controle da movimentação de animais”, afirma Telma de Oliveira e Paula, coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo.

Segundo Telma, a campanha será intensificada em assentamentos, aldeias indígenas e nas propriedades que não vacinaram na última etapa. “Para divulgação, foram concedidas entrevistas aos jornais estaduais e participamos de sessão na Assembléia Legislativa”, acrescenta.

Na primeira etapa, realizada em maio, 94,9% dos animais receberam a dose da vacina. Após o encerramento da campanha, no dia 30 de novembro, os produtores terão o prazo de 10 dias para entregar a declaração em uma das 29 Unidades Veterinárias Locais (UVLs). O Espírito Santo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário