Termina prazo para comprovação da vacinação antiaftosa

Publicado em 10/12/2010 06:46
O prazo para os produtores rurais declararem a vacinação contra a febre aftosa termina nesta sexta-feira (10-12). Quem ainda não comprovou deve se apressar para evitar multas e impedimento no trânsito de animais intra e interestadual. Para tanto, o produtor deve comparecer na unidade de atendimento da Adapec- Agência de Defesa Agropecuária- onde sua ficha é cadastrada, munido da nota fiscal das vacinas e da carta aviso para ratificar a imunização.

A campanha foi realizada entre os dias 1º a 30 de novembro e os pecuaristas tiveram dez dias para comprovarem a vacinação. A multa para o produtor que não vacinou o rebanho é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Se não declarar, os técnicos da agência vão até a propriedade rural e efetuam a vacinação assistida dos animais. “Acreditamos que todos estão conscientes do seu dever e se esforçam para manter o Tocantins livre dessa enfermidade que causa restrições comerciais de todo o rebanho”, ressalta o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo Carlos.

O diretor de sanidade animal da Adapec, José Emerson Cavalcante, explica que os proprietários de animais adultos, que foram dispensados da vacinação nesta etapa, devem também declarar seus animais para atualização cadastral. “É por meio dessas informações que direcionamos as ações e obtemos convênios para fortalecer toda a cadeia produtiva”, declara.

Rebanho

O Tocantins conta com 7.606.090 de bovinos e bubalinos. Nesta Campanha, a previsão era imunizar 3,5 milhões de animais com até 24 meses de idade, declarados em maio. Essa medida faz parte da retirada parcial da vacinação contra a febre aftosa, conquistada desde o ano passado. Atualmente, o Estado exporta a carne, produtos e subprodutos para mais de 130 países, comprovando a credibilidade em Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

Imunização

Os índices de vacinação também têm se superado a cada campanha. Em maio 2009 foi de 99,26% dos 7.360.065 animais existentes. Na segunda etapa, em novembro, havia 7.585.791 animais, dos quais 3.292.689 em idade vacinal, o índice aumentou para 99,32 %. Em maio de 2010 o índice de imunização alcançou à marca histórica de 99,50% dos 7.606.090 animais existentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Adapec

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário