Ceará atinge meta de vacinação contra febre aftosa

Publicado em 20/06/2011 15:44 226 exibições
Estado vacinou 91,07% do rebanho de 2 milhões e 500 mil animais. Meta do governo federal era vacinar 90% do rebanho no estado.
O Ceará atingiu a meta de vacinação contra a febre aftosa estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Até semana passada, o estado havia registrado 91,07% do rebanho vacinado, quando o governo federal havia estabelecido 90%.

Os número finais devem ser apresentados na manhã desta segunda-feira (20) pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. No Ceará existem aproximadamente 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos e 140 mil produtores.

A primeira etapa da campanha de vacinação começou no dia 03 de maio e os produtores tiveram até o dia 31 para vacinar o rebanho. A entrega das declarações de vacinação do rebanho encerraram no último dia 15.

Febre aftosa
O Brasil registrou o último caso da doença em 2005, no Paraná, que resultou no bloqueio das exportações de carne no estado. A febre é causada por um vírus que atinge animais bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Pode provocar febre, feridas na boca e nos cascos e pode levar a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite dos animais.

Tags:
Fonte:
G1.com

0 comentário