Bovinos: Raio-x mostra abismo entre taxa de abates de bovinos e capacidade instalada dos frigoríficos em Mato Grosso

Publicado em 30/09/2011 07:51
O maior rebanho bovino do Brasil não oferta animais suficientes para atender 100% da capacidade instalada de abate nas indústrias frigoríficas. Enquanto Mato Grosso, com 28,76 milhões de cabeças, abateu no ano passado 4,33 milhões de cabeças, a capacidade plena das plantas estava preparada para recepcionar 11 milhões. Entre o pasto e a indústria há um déficit de 60% para ser preenchido na linha de produção.

Nos últimos seis anos, por exemplo, o Estado abateu em média, 4,64 milhões de animais. O melhor momento foi registrado em 2007 quando se contabilizou 5,3 milhões de cabeças. Para reduzir essa distância, nos próximos dez anos, há expectativa de que o rebanho bovino de Mato Grosso cresça 22%, média de 2% ao ano, atingindo então um plantel de 33,9 milhões de cabeças. Neste cenário, o abate avançaria para 8 milhões de cabeças, ficando mais próximo da capacidade das plantas.

O diagnóstico é apenas uma das informações que podem ser extraídas do primeiro anuário do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) denominado “Caracterização da Bovinocultura de Corte de Mato Grosso”, lançado ontem, na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O anuário é uma ferramenta que permite direcionar ações e investimentos dentro do Estado.

Entre os motivos desta diferença, conforme explica o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, está o mau direcionamento dos investimentos frigoríficos em Mato Grosso. “Existem regiões sem qualquer unidade de abate, mesmo em cidades mais próximas. Em outras, há mais que o suficiente”. Além disso, o diagnóstico mostra que mesmo com o maior rebanho bovino do Brasil e com a liderança nacional de abates mantida ao longo dos últimos seis anos – como referendou o IBGE ontem, o Estado detém 14,8% dos abates – a taxa de desfrute estadual, em torno de 17% é considerada muito baixa, mesmo superando o último registro que há ao Brasil, 14% em 2009, segundo o IBGE. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa é de 36%”. Para suprir a indústria, Celidônio acredita que a taxa de desfrute deveria evoluir para 25% em um rebanho total de 46 milhões cabeças. “Com estes números atingiríamos um abate anual de 11 milhões de animais”.

Mas, para ampliar o plantel, seja ele em que percentual for, são necessários investimentos dos produtores e dos governos. “Se há uma concentração de frigoríficos em uma determinada região, isso é um indicador que além de bois, há logística”, aponta Celidônio.

Fora isso, ampliar o desfrute requer investimentos em genética, confinamento, integração lavoura-pecuária, adubação de pastagens e principalmente, atender ao mercado. “Para isso tudo, o pecuarista precisa obter renda na atividade e no caso da recuperação de pastagens, financiamento público”.

ANUÁRIO – Para o presidente da Famato, Rui Ottoni Prado, um dos dados que mais chamam à atenção é o perfil da atividade. Atualmente, segundo a pesquisa, o número de propriedades no Estado cujo foco é a bovinocultura soma 109,50 mil imóveis. Destes, 84% possuem até 300 cabeças – ou seja, são propriedades de pequeno porte. No entanto, apenas 24% do rebanho estão nessas pequenas propriedades. O restante está em fazendas com volumes de animais que variam de 301 a 1 mil (24%), de 1.001 a 3 mil (25%) e acima de 3.001 animais (27%). “Esse dado derruba o mito que de que todo pecuarista é grande. Um criador de até 300 cabeças, como mostra o anuário, vai ter uma renda bruta anual de R$ 40 mil. Os grandes são exceção. O pecuarista mato-grossense é a cara do Brasil, é lutador, guerreiro, contorna as adversidades o tempo todo”.

Para o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) – entidade 100% voltada à bovinocultura – Luciano Vacari, a iniciativa de compilar os dados é muito importante para o setor, “pois quanto mais informações o produtor tiver disponível, mais segura será a sua tomada de decisão, de gerenciamento, e planejamento de seu negócio”. Ele ressalta que o retorno da atividade da pecuária requer uma gestão cada dia mais profissional, “tanto da porteira para dentro como da porteira para fora”.

NÚMEROS - Das 21 microrregiões trabalhadas pelo anuário, a de Alta Floresta, formada pelos municípios de Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo e Alta Floresta, é a que concentra o maior rebanho do Estado: 2,46 milhões de cabeças. Mas, em relação ao tamanho da área de pastagem, esta região ocupa a 9ª posição no ranking. Em último lugar no ranking está a microrregião de Sinop, formada pelos municípios de Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Sinop e União do Sul, cujo volume de animais soma apenas 245,19 mil cabeças.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário