Armazéns de café do antigo IBC são transferidos para a Conab
Publicado em 26/04/2012 07:58
A Conab ganha, nesta quinta-feira, mais oito armazéns para compor a sua rede de estocagem de grãos em todo o Brasil. A Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, fará a cessão definitiva dos imóveis que pertenceram ao antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Minas Gerais, e que vinham sendo utilizados pela Companhia.
Os imóveis a serem transferidos estão localizados nos municípios de Juiz de Fora, Perdões, Conceição do Rio Verde, São Sebastião do Paraíso, Manhumirim, Campos Altos, Varginha e Teófilo Otoni. O documento de transferência, que envolve a participação de órgãos do próprio governo federal, será assinado pelo presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, e pela secretária do Patrimônio da União/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paula Mota Lara, na sede da Superintendência da Companhia em Belo Horizonte.
A Superintendência Regional da Conab em Minas Gerais vem utilizando os imóveis desde 2003, para a estocagem do café produzido no estado. O uso estava sendo feito pelo processo de administração compartilhada com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As unidades, segundo os técnicos de armazenagem, se destinam exclusivamente à guarda de café ensacado ou a granel. As capacidades variam de 10 mil toneladas, no caso das unidades de Perdões e São Sebastião do Paraíso, a 24.500 toneladas, como as de Varginha e de Juiz de Fora.
Com estas aquisições, a regional da Conab passa a dispor de 12 unidades de armazenagem em todo o estado. As quatro unidades próprias anteriores, com capacidades que variam de 2.300 a 239.800 toneladas, estão instaladas nos municípios de Uberaba (25.800 t), Uberlândia ( 239.800 t), Passa Quatro (Armazém Frigorificado – 2.300 t) e Montes Claros (9.900 t).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab
0 comentário
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)