Setor prioriza aumento da produtividade da lavoura de café

Publicado em 07/05/2012 08:34
Governo elabora, com a participação do agronegócio café, plano estratégico que permitirá alcançar novos ganhos na produção e produtividade do grão.
Com o desafio de aumentar a produção para atender o mercado nacional e mundial, representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), se reuniram na última semana, em Brasília, para discutir medidas para desenvolver a cultura do café, em volumes que não depreciem os preços.

Com este cenário, o governo em articulação com as entidades do Conselho, estão construindo para o período de 2012 a 2015, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Setor Cafeeiro. O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, ressaltou que, com as medidas implementadas pelo plano estratégico, pretende-se reduzir a volatilidade de preço para evitar o desequilíbrio entre a oferta e a procura do grão no mercado. “Com a estabilidade nos preços, permitirá ao cafeicultor aumentar sua produtividade, reduzindo custos”, acrescenta Fontelles.

Pesquisa e difusão e transferência de tecnologia com reflexos diretos no aumento da produtividade foram destacados pelo novo gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo. “Cerca de 84% da cafeicultura é constituída de agricultores familiares e essas famílias, com a adoção de tecnologia, podem saltar de 10 a 12 sacas por hectares para 20 sacas por hectares, explica Bartholo. Os recursos do Funcafé vão financiar as pesquisas do Consórcio Café, coordenada pela Embrapa, para desenvolver novas variedades resistentes e produtivas de café, novas formas de manejo da lavoura, como adensamento da plantação e equipamentos agrícolas mais eficientes.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário