Brasil será o maior mercado consumidor de café em 2012
Publicado em 02/07/2012 13:06
Além de beber mais café, brasileiro está optando por grãos do tipo finos
O Brasil deve se tornar o maior consumidor mundial de café até o fim deste ano, desbancando os Estados Unidos, que ocupa o posto desde o final do século 19. Para que as estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) se confirmem, é preciso que o país mantenha o ritmo de crescimento de consumo na faixa de 4% a 5% ao ano e que esse índice mantenha a tendência de estagnação nos EUA.
Apesar de estar em segundo lugar no ranking dos mercados consumidores, o Brasil é o maior produtor mundial do grão. Em 2011, o consumo interno foi de 19,7 milhões de sacas, com crescimento de 3,11%, ante 1,5% da média mundial. Os números representam uma mudança no foco da produção nacional, que costumava exportar os grãos de melhor qualidade.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Sérgio Brambilla, a estabilidade econômica e o aumento do poder aquisitivo da população são alguns dos itens que explicam o aumento do consumo no Brasil. “A exposição de boa variedade em gôndolas de supermercado e o movimento da implantação de microtorrefadoras em solo nacional, também ajudaram nesse processo”, afirma.
Dados da Abic mostram que o hábito de consumir o café fora de casa cresceu cerca de 307%, graças ao número de cafeterias, que chegou a 3,5 mil unidades no país. “As indústrias estão investindo na melhoria da qualidade do produto e o consumidor está reagindo a esta oferta diferenciada, como cafés Tradicionais, Superior e Gourmet. A população está conhecendo a diversidade, consumindo-a e ficando mais exigente”, analisa Brambilla.
Salão de Cafés Especiais
O mercado de cafés especiais está em alta no Brasil, crescendo em torno de 15% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BCSA). Para atender a demanda deste segmento, o Sincafé promoverá o 3º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo, de 03 a 05 de julho, durante a Super Acaps Panshow, no Carapina Centro de Eventos, na Serra.
O evento foi criado para promover uma aproximação entre as indústrias e os consumidores capixabas, além de apresentar a variedade de produtos disponíveis no mercado local. Os visitantes poderão degustar drinks elaborados a base de café, licor, amarula, chantily e chocolate, além de receber informações e receitas elaboradas a partir do grão.
De acordo com o presidente do Sincafé, Sérgio Brambilla, o Salão cria novas oportunidades de negócios para os empresários capixabas. “O café não se resume apenas à xícara consumida no dia-a-dia. Queremos mostrar que existem outras formas de consumi-lo, como em drinques e na culinária”, afirma.
O 3º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo se propõe a enfatizar ações que contribuam para manter o segmento em crescimento, garantindo a qualidade da bebida, educando o consumidor e agregando valor ao produto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abic
0 comentário

Colheita avançada e clima favorável no Brasil ocasionam forte pressão sobre os preços futuros do café

Café em Prosa #215 4ª edição do São Paulo Coffee Festival celebra comunidade e cultura do café na capital paulista

Percepções mais positivas para safra/25 derrubam os preços do café no início da tarde desta 6ª feira (20)

Mercado do café trabalha em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (20)

Café robusta reduz intensidade das baixas, mas fecha no vermelho em Londres nesta 5ª feira

Café: Preços do robusta têm novo dia de baixas na Bolsa de Londres nesta 5ª feira