Brasil será o maior mercado consumidor de café em 2012

Publicado em 02/07/2012 13:06
Além de beber mais café, brasileiro está optando por grãos do tipo finos
O Brasil deve se tornar o maior consumidor mundial de café até o fim deste ano, desbancando os Estados Unidos, que ocupa o posto desde o final do século 19. Para que as estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) se confirmem, é preciso que o país mantenha o ritmo de crescimento de consumo na faixa de 4% a 5% ao ano e que esse índice mantenha a tendência de estagnação nos EUA.
 
Apesar de estar em segundo lugar no ranking dos mercados consumidores, o Brasil é o maior produtor mundial do grão. Em 2011, o consumo interno foi de 19,7 milhões de sacas, com crescimento de 3,11%, ante 1,5% da média mundial. Os números representam uma mudança no foco da produção nacional, que costumava exportar os grãos de melhor qualidade.
 
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Sérgio Brambilla, a estabilidade econômica e o aumento do poder aquisitivo da população são alguns dos itens que explicam o aumento do consumo no Brasil. “A exposição de boa variedade em gôndolas de supermercado e o movimento da implantação de microtorrefadoras em solo nacional, também ajudaram nesse processo”, afirma.
 
Dados da Abic mostram que o hábito de consumir o café fora de casa cresceu cerca de 307%, graças ao número de cafeterias, que chegou a 3,5 mil unidades no país. “As indústrias estão investindo na melhoria da qualidade do produto e o consumidor está reagindo a esta oferta diferenciada, como cafés Tradicionais, Superior e Gourmet. A população está conhecendo a diversidade, consumindo-a e ficando mais exigente”, analisa Brambilla.
 
Salão de Cafés Especiais
 
O mercado de cafés especiais está em alta no Brasil, crescendo em torno de 15% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BCSA). Para atender a demanda deste segmento, o Sincafé promoverá o 3º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo, de 03 a 05 de julho, durante a Super Acaps Panshow, no Carapina Centro de Eventos, na Serra.
 
O evento foi criado para promover uma aproximação entre as indústrias e os consumidores capixabas, além de apresentar a variedade de produtos disponíveis no mercado local. Os visitantes poderão degustar drinks elaborados a base de café, licor, amarula, chantily e chocolate, além de receber informações e receitas elaboradas a partir do grão.
 
De acordo com o presidente do Sincafé, Sérgio Brambilla, o Salão cria novas oportunidades de negócios para os empresários capixabas. “O café não se resume apenas à xícara consumida no dia-a-dia. Queremos mostrar que existem outras formas de consumi-lo, como em drinques e na culinária”, afirma.
 
O 3º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo se propõe a enfatizar ações que contribuam para manter o segmento em crescimento, garantindo a qualidade da bebida, educando o consumidor e agregando valor ao produto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abic

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário