Produção de café na Colômbia cai 1% em 2012

Publicado em 08/01/2013 07:26
Apesar do desempenho melhor de dezembro, a produção de café na Colômbia caiu 1% em 2012, para 7,74 milhões de sacas, de acordo com a Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia (Fedecafe). No mês passado, a colheita da commodity chegou a 904 mil sacas, avanço de 23% sobre as 735 mil sacas produzidas em dezembro de 2011.
 
A queda da produção colombiana de café no ano passado deveu-se ao clima desfavorável e a renovação dos cafezais, que demorou a gerar resultados. Para 2013, a Fedecafe espera que a o processo de renovação dos cafezais continue melhorar a colheita.
 
Na área externa, os colombianos exportaram 829 mil sacas em dezembro, queda de 3% sobre o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o tombo foi ainda maior. Entre janeiro e dezembro de 2012, as exportações de café do país sul-americano somaram 7,21 milhões de sacas, queda de 7% sobre o ano anterior.
 
Em comunicado, o executivo-chefe da Fedecafe, Luis Genaro Munoz, disse que o Banco Central da Colômbia precisa combater a excessiva valorização do peso colombiano, que subiu 8% em relação ao dólar no ano passado. Para Munoz, o atual nível da moeda do país, cotada 1.770 por dólar, deixa o país em difíceis condições para competir nas exportações globais de café.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário