BSCA moderniza processo de emissão dos selos para cafés especiais
Mantendo seu foco no aprimoramento e na inovação tecnológica, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) fechou uma parceria com a Safe Trace Café, que, a partir de agora, será a responsável pela emissão, pelo controle e pelos envios do Selo BSCA, aumentando a segurança do processo e ampliando ainda mais o reconhecimento e a credibilidade da Associação em relação à sustentabilidade dos produtos especiais do Brasil, da lavoura ao consumidor final.
A diretora executiva da entidade, Vanusia Nogueira, explica que o acordo trará benefícios e modernidade ao processo. “Os Selos BSCA serão sofisticados com a introdução da tecnologia de Códigos QR, que dá aos consumidores a possibilidade de consultar informações do lote de café através de smartphones e tablets. Além disso, a implementação de um sistema auditável automatizado para a liberação das certificações dará maior transparência a todos os envolvidos no procedimento”, comenta.
Segundo ela, o recebimento e a certificação das amostras continuam sob responsabilidade da BSCA, assim como as solicitações de selos e dos processos de pagamento. “As análises dos cafés também continuarão sendo realizadas conforme o regulamento de certificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais, não havendo alterações no protocolo de certificação em relação à aprovação ou à reprova das amostras”, esclarece Vanusia.
PRÓXIMOS PASSOS
A parceria entre BSCA e Safe Trace Café terá como próximo objetivo a identificação individual das sacas do produto certificado, a coleta de informações nas propriedades rurais e a disponibilização das informações para consulta através dos selos individuais fixados nas sacas do lote. Além disso, será oferecida aos associados a rastreabilidade total de sua produção, possibilitando maior eficiência e diferenciação dos cafés produzidos.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta