Importadora americana de café reduz estimativa para safra do Brasil para 47,7 milhões de t

Publicado em 05/03/2014 16:37

A importadora norte-americana de café Wolthers Douqué reduziu sua estimativa para a safra brasileira para 47,7 milhões de sacas. A projeção anterior da empresa era de 53 milhões de sacas. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o a colheita brasileira seja de 46,53 milhões a 50,15 milhões de sacas. 

A redução nos números da Wolthers Douqué se dá em função das perdas causadas pela severa estiagem que atingiu importantes locais de produção no país, reduzindo o peso e o tamanho dos grãos. Além disso, indicam também uma redução por parte dos cafeicultores no uso de fertilizantes. 

Diante das condições de clima adverso, a importadora acredita também que, em 2015, o Brasil apresente uma safra menor do que inicialmente estimada e fique em torno de 40 milhões a 42 milhões de sacas. 

"O menor crescimento dos ramos, menos frutos e muitas podas feitas tardiamente nesta temporada devem diminuir o potencial da cultura no próximo ciclo, com os agricultores colhendo os resultados de uma safra de baixa dentro da bianualidade do café", explicou um representante da Wolthers Douqué. 

Além disso, a importadora afirma ainda que os estoques de 9 milhões de sacas da safra do ano passado em janeiro foram vendidos durante o rally de preços registrado em 2014. Só nesse ano, as cotações do arábica já subiram 65%, contra a queda de 23% em 2013. 

Ainda de acordo com informações da Wolthers, algumas chuvas relativamente abundantes chegaram à algumas áreas brasileiras de produção de café durante esse período de Carnaval. Esta é a segunda onda de chuvas em menos de 10 dias e "certamente irá ajudar a interromper o impacto progressivo e negativo causado por uma severa seca e os baixos índices de umidade que se estendeu de dezembro de 2013 a meados de fevereiro de 2014". 

Com informações da Bloomberg e do site da Wolthers Douqué. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    LIONES, obrigado pela citação. Se depender de mim vou bater nesta tecla...Chega de subserviência, ainda mais num ponto crucial que é o que realmente gratifica o trabalho feito durante todo ano: A VENDA! Os produtores brasileiros deveriam pegar a maldade dos argentinos, que valorizam ao máximo seus produtos...Durante o ano todo lí informes aquí neste NA, que parece também que é meio acéfalo, sobre os preços futuros do café que seriam baixos e eu sempre alertando em comentários, que o café quando menos se espera dá uma rasteira em quem se mete a "monitora-lo"...Tenho acompanhado seus comentários e sou testemunha do seu fiel e honesto trabalho, no sentido de orientar e de informar os produtores menos avisados...Pena que seu mercado está ligado aos produtores de soja, que aliás devem estar agradecidos pelos seus informes...Quanto ao café, gostaria de que criassem uma grande enquete para nos dar uma projeção futura de safra, tal qual é feito por Institutos de pesquisas durante as eleições, cujos erros são mínimos...Acabaria de uma vez por todas os informes desleais...Encampe esta idéia e obrigado mais uma vez.

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Caro ANGELO P FERREIRA | NEPOMUCENO – MG, muito oportuno e sugestivo seu comentário. Desde alguns anos tento criar uma cultura genuinamente brasileira para o mercado agrícola brasileiro. Fui único consultor do mundo a acertar sobre o desempenho dos preços da soja este ano, com exponencial aumento da renda para os produtores de soja, mas não consigo reunir uma grande legião de produtores capaz de consolidar o meu projeto. Já escrevi 2 livros, as únicas literaturas existentes sobre o mercado da soja no Brasil e, segundo minhas pesquisas não existe similar no mundo. Mesmo tendo provado que somos superiores ao estrangeiros, não consigo convencer meu povo de se libertar dessas influencias que tanto nos prejudicou. Somos tão idiotas que usamos consultoria americana, aqueles mesmos que não entendem nada do mercado de soja e, posso provar. Somos nós os culpados por nos submeter a esses domínios Enfim, santo de casa não faz milagre, como disse Jesus Cristo : um projeta não tem honra na sua pátria.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Como informações da Bloomberg e do site da Wolthers Douquê? Porque nós brasileiros temos que nos submeter a informes externos? Criem o nosso informativo e vamos nos orientar por nós mesmos! Uma enquete com os produtores dando as estimativas de produção da próxima safra seria o mais correto...Uma pesquisa desta maneira apresentará um erro de "dois pontos" para mais e "dois pontos" para menos, como nos Institutos...

    0
  • alexandre maroti nova resende - MG

    Pois eles ficam supondo uma quebra de safra pequena ,pois falem a verdade igual tava supertimando uma safra muito alta que ñ ia acontecer,quero ver daqui uns dias qaundo ñ terem o cafe que degejavam ter ,e tem mais uma coisa que td mundo ta esquecendo ,tão tds muitos preocupados com a seca ,sendo que tem grande riscos de geadas este ano muito frio e possibilidade de muita chuva na hora da colheita são problemas que podem tornar realidade e ninguém comenta ,João Bastista quando pesamos que tamos no fim do abismo ainda tem mais olha isto é um alerta que pode tornar realidade e gostaria que vc passase isto para frente ,pois vc é uma pessoa importante para nós

    0
  • Domingos Ribeiro de Andrade Bom Sucesso - MG

    TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE ESTA ALTA É CONSEQUENCIA DA BAIXA SAFRA DE 2014, POIS SUPERESTIMARAM A PRODUÇÃO A FIM DE DERRUBAR OS PREÇOS.

    AGORA COM ESTA ESTIAGEM A REALIDADE VEIO À TONA E OS PREÇOS REAGIRAM, MAS ENTENDO QUE NA SAFRA É QUE VEREMOS O REAL ESTRAGO DA ESTIAGEM.

    0
  • Joao Paulo de Oliveira Andradas - MG

    Isso só pode ser brincadeira, uma perde de menos de 5 milhões de saca nessa safra. Mais vamos la,a quebra de safra vai assustar muita gente, resultado dessa quebra muito em breve vamos começar a ver!!!

    0