Cafeicultura participa do ano internacional
A Organização das Nações Unidas - ONU declarou 2014 como o ano internacional da agricultura familiar e a cafeicultura tem grande participação, pois o Brasil possui mais de 285 mil estabelecimentos rurais de produtores de café e a maioria das propriedades consistem na cafeicultura familiar.
De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o objetivo do ano é promover a ampla discussão e cooperação mundial para aumentar a conscientização e o entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam. As discussões pretendem identificar maneiras eficientes de apoiar a agricultura familiar.
Para o professor Juarez Sousa e Silva, que desenvolve pesquisas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e integrante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, os pequenos cafeicultores, com exceção dos organizados no sistema de cooperativas, têm poucas possibilidades de comercializar a produção diretamente com os mercados consumidores ou aguardar por melhores preços, porque não produzem café com agregação de valor e vendem o produto a atravessadores que pagam um preço abaixo do mercado. “Entretanto, pesquisadores do Consórcio desenvolvem e transferem tecnologias em pós-colheita, entre outras de interesse da lavoura cafeeira. Ao mesmo tempo, vêm produzindo e disponibilizando material bibliográfico, em linguagem simples, para a construção e utilização das tecnologias com eficiência comprovada”, acrescenta Juarez.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta