Café: No PR, produção deverá reduzir 67% em 2014

Publicado em 13/05/2014 14:42

De acordo com o levantamento realizado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), a estimativa da área cultivada com café no Paraná é de 58.040 ha confirmando a diminuição de quase 30% dos 81.960 ha existente no fechamento da safra 2013. Lembrando que esta redução é reflexo da forte crise de renda que os cafeicultores sofreram a partir da safra 2012 sendo agravada em 2013 onde os preços recebidos ficaram abaixo do custo de produção, aliada a dificuldade em gerenciar atividade com grande dependência de mão de obra e as fortes geadas que atingiram a maioria das lavouras do Estado em julho do ano passado. 

A previsão de produção para 2014 foi ajustada para 520 a 570 mil sacas 60kg, volume 67% menor em comparação aos 1.650 mil sacas colhidas em 2013, sendo os principais fatores: a redução da área, as geadas e a diminuição dos tratos culturais em função dos baixos preços recebidos pelos cafeicultores nos últimos dois anos.

 A prolongada estiagem e altíssimas temperaturas registradas no primeiro trimestre deste ano, período de plena frutificação das lavouras fase de maior necessidade de regularidade hídrica para formação normal dos grãos, provocou redução de cerca de 15% na produção em relação ao informado no primeiro levantamento realizado em dezembro/13 quando a expectativa era colher entre 610 a 670 mil sacas. O maior percentual de perda pela falta de chuvas ocorreu na área cultivada nos municípios do Núcleo Regional da SEAB de Jacarezinho no Norte Pioneiro principal região produtora do Estado responsável por 49% da área e 60% da produção esperada nesta safra. 

Clique aqui e leia o boletim na íntegra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Deral

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário