Café: irrigação é alternativa a vulnerabilidade climática
A seca do início do ano, que afetou a produção cafeeira na safra 2014/2015, gerando, segundo a última estimativa da Conab, quebra de redução de 9,33% na produção deste ano, gera, agora, o temor de que a safra 2015/2016 também esteja comprometida.
Em visita a Fazenda Santa Mônica, em Machado (MG), o proprietário Arthur Moscofian Junior explica que o fenômeno deste ano é raro, mas não imprevisível. “Já aconteceu antes? Difícil, mas aconteceu lá em 2005. Nós estamos falando de 10 anos”. Depois desse primeiro episódio da falta de chuvas, Arthur decidiu implantar o sistema de irrigação em sua fazenda. “Meus vizinhos não entendiam, perguntavam por que eu estava investindo nisso, se por aqui quase sempre temos água”, conta.
Leia na íntegra no site CaféPoint
1 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG
Irrigar café? Mas com que água? Para se ter uma idéia, a represa de Furnas já pode arar e plantar nos terrenos que não estão alagados...Voltou o que era antes de represar...Temos que torcer para as chuvas voltarem porque nem café teremos mais se continuar esta seca...Acho que tem gente "surfando na maionese"...Com relação a alta do café, nós já prevíamos com ampla antecedência, porque não somos analistas iguais comentaristas esportivos que no segundo tempo mudam de opinião com a reação do questionado