Café: NY opera em alta; Chuva foi irregular nas regiões produtoras
A Bolsa de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica registra leve alta nesta segunda-feira (22), com cobertura de posições vendidas. No entanto, no início da sessão as cotações iniciaram com recuo e apresentam intensa volatilidade. Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o vencimento dezembro/14 registrava 178,45 cents de dólar por libra peso com 45 pontos de alta, o março/ 15 anotava 182,60 cents/lb com 40 pontos de elevação e o maio/15 tinha 185,10 cents/lb com 45 pontos positivos. O julho/15 apresentava 130 pontos de alta cotado a 187,55 cents/lb.
De acordo com o técnico da Cooxupé, Éder Santos, a florada abriu apenas nos municípios em que a chuva foi superior a 10 mm e nos cafezais com gema madura. “A chuva não foi suficiente para umedecimento do solo. Se a chuva não vier novamente a florada não vai se manter”, afirma. Neste final de semana, a região Sudeste recebeu chuvas. No entanto, os municípios atendidos pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) tiveram precipitações irregulares e de baixa intensidade. O município de Campestre-MG teve a maior precipitação no sábado (20), com 20,2 mm, Caconde-SP teve 19,2 mm seguido por Cabo Verde-MG com 13,8 mm e São José do Rio Pardo que teve precipitação de 12,8 mm.Na sessão anterior, a Bolsa fechou em queda influenciada pela previsão de chuva nas principais regiões produtoras de café e a valorização do dólar ante o real. A sessão atingiu o menor patamar desde 23 de julho.
Segundo a Somar Meteorologia, as regiões produtoras de café devem receber precipitações mais expressivas no final de setembro e início de outubro.
Precipitações Setembro 2014 - Cooxupé
0 comentário
Café em Prosa Podcast #185 - Embrapa desenvolve metodologia simplificada para classificar cafés
Na Suíça, evento destaca preparação dos cafés do Brasil para atender regulações mundiais
Mercado cafeeiro encerra 6ª feira (04) com estabilidade após semanas de fortes perdas
O clima seco no Brasil já afetou a produtividade da safra 2025
Falta de chuvas compromete produção de café na Alta Mogiana
Preços do robusta operaram acima dos do arábica no encerramento de setembro