Leilão dos cafés premiados de São Paulo segue até dia 6/11

Publicado em 31/10/2014 08:36
Preço de abertura é de R$ 828,15 a saca, valor 50% acima da cotação da BMF do dia 27/10

Começou quarta-feira (29) e segue até dia 6 de novembro o leilão dos 10 lotes finalistas das categorias Cereja Descascado / Despolpado, Natural e Microlote do 13º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. Podem participar indústrias de café, cafeterias, restaurantes e demais pessoas jurídicas interessadas. O preço mínimo de abertura foi estipulado em R$ 828,15, valor 50% acima da cotação da BM&F de segunda-feira (27), conforme determina o regulamento.
 
Para participar, o interessado deve preencher a Ficha de Lance Comprador que está no site WWW.sindicafesp.com.br ou solicitar seu envio pelo fone (11) 3125 3160. Após o preenchimento, a ficha deve ser enviada para o e-mail [email protected]. Os lotes finalistas das categorias Cereja Descascado/Despolpado e Natural são de 8 sacas cada. Na categoria microlote, são de apenas 2 sacas cada. O comprador poderá adquirir todo o lote ou apenas 1 saca, ou mesmo sacas de diferentes finalistas.
 
O resultado do pregão, cujo valor dos lances dará o ranking final do concurso, será divulgado na tarde do dia 14 de novembro, no Museu do Café, em Santos, quando será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs (que são as que deram os maiores lances no leilão).
 
Os cafés adquiridos neste leilão serão industrializados e vão integrar a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que será lançada dia 17 de dezembro. Em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas com selo numerado, esses cafés poderão ser adquiridos pelos consumidores em lojas gourmets ou nos sites das indústrias participantes que trabalham com e-commerce.
 
Seleção dos cafés premiados
 
A escolha do melhores cafés esteve a cargo da Comissão Julgadora que, na semana passada (22 e 23) avaliou sensorialmente os 82 lotes inscritos nesta edição, todos finalistas dos certames regionais promovidos por associações, cooperativas e sindicatos rurais. Do total inscrito, apenas 10 foram finalistas, sendo 4 na categoria Cereja Descascado, 4 na categoria Café Natural e 2 Microlotes.
 
O campeão geral do concurso foi o café do produtor Arnaldo Alves Vieira, da Fazenda Baobá, de São Sebastião da Grama, com a nota final de 9,07 pontos, em uma escala de zero a 10. Pela pontuação, o lote de Arnaldo Alves Vieira conquistou também o 1º lugar na categoria Cereja Descascado.
 
Na categoria Café Natural, o 1º lugar foi conquistado pelo lote do produtor José Cóvis Borger, do Sítio Gruta São Francisco, de Divinolândia. Seu café obteve a nota 8,83 pontos. E na categoria Microlote o vencedor foi o café produzido por Marcio Anghinoni Marchi, do Sitio Santa Rosa de Lima, de Serra Negra, que obteve a nota 8,8.
 
A Comissão Julgadora foi integrada pelos especialistas Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F), Clóvis Venâncio de Jesus (ABIC), Camila Arcanjo (CPC-Sindicafé-SP), Aline de Oliveira Garcia (ITAL), Nilton Ribeiro (ACS), Reinaldo Pereira (CeCafé), Elias Generoso (BSCA) e Gerson Silva Giomo (IAC). Eduardo Carvalhaes Junior coordenou os trabalhos. Todas as etapas do concurso foramo fiscalizadas pela Apply Auditores Associados.
 
O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. 

Os 10 Cafés Premiados de São Paulo

Leilões de Café - Tabela 1

Leilões de Café - Tabela 2

Leilões de Café - Tabela 3

Esta 13ª edição do concurso contou com a participação das seguintes cooperativas, sindicatos e associações, que inscreveram os cafés vencedores de suas regiões:
 
Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde;
AMSC - Alta Mogiana Specialty Coffees;
Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama;
Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia;
Associação dos Produtores de Café de Dois Córregos;
Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Santa Luzia;
Cocapec - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas;
Coopemar - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília;
Coperjau - Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu;
Coopinhal - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal;
Sindicato Rural de Amparo;
Sindicato Rural de Torrinha e
Associação dos Produtores Rurais Norte Alegriense, de Santo Antônio da Alegria.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Tempo de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário