Café: Queda nos preços do café arábica é desconectada dos fundamentos, diz Illy

Publicado em 06/03/2015 13:43

LOGO REUTERS (16408)

LONDRES (Reuters) - A queda dos preços do café arábica para uma mínima de 13 meses esta semana na bolsa de Nova York foi resultado mais de fluxos financeiros do que de fundamentos de mercado, disse nesta sexta-feira o presidente-executivo da fabricante italiana de café illycaffe.

"O declínio dos preços foi motivado por fundamentos financeiros --o fortalecimento do dólar e a realocação de dinheiro do mercado de commodities para os mercados de ações", disse Andrea Illy em uma entrevista à Reuters.

"Isso cria uma situação complexa, difícil de decifrar", acrescentou ele, no intervalo de um encontro da Organização Internacional do Café (OIC).

Ele não quis projetar uma tendência para os preços do arábica.

Mais cedo, o diretor de operações da OIC, Maurício Galindo, disse acreditar que os preços deverão subir nos próximos meses devido à expectativa de um déficit no mercado global.

O segundo contrato do arábica na bolsa ICE Futures caiu para uma mínima de 13 meses, a 1,288 dólar por libra-peso na terça-feira, depois que chuvas no Brasil reduziram os temores de problemas nos cafezais, que enfrentaram forte estresse hídrico nos últimos meses.

Um enfraquecimento do real ante o dólar acelerou as vendas por parte dos produtores brasileiros que buscam garantir a rentabilidade na moeda local ante os preços denominados em dólar.

(Por David Brough)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário