Produtores se reúnem em Guaxupé para potencializar produção cafeeira nos estados de Minas Gerais e São Paulo

Publicado em 13/03/2015 19:00 e atualizado em 13/03/2015 19:59

Na próxima semana, a cidade mineira de Guaxupé receberá famílias cafeicultoras de mais de 100 cidades do Sul de Minas Gerais e do Estado de São Paulo para encontrarem alternativas e alavancar a produção cafeeira dessas regiões. Somente o sul mineiro corresponde a 30% da produção brasileira de café. Referência entre os eventos nacionais do setor e posicionada como plataforma de soluções para os produtores que buscam novos conhecimentos, redução de custos na propriedade e uma atividade cada vez mais sustentável, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (FEMAGRI), realizada pela maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé, acontece de 18 a 20 de março, com a expectativa de receber 25 mil visitantes e gerar R$ 60 milhões em negócios.

Em uma área de 107 mil metros quadrados, a Feira apresentará novidades para os pequenos, médios e grandes cafeicultores. Entre os lançamentos está o de  um sistema de acionamento de derriçador a bateria, diferente dos disponíveis no mercado, cujo funcionamento é com motor elétrico. Outra novidade é a recolhedora de café arábica, especialmente para os pequenos e médios produtores, cujo principal diferencial é o cilindro axial, que consegue separar do grão as impurezas mais grossas, oferecendo um grão mais limpo e de maior qualidade. A Feira ainda terá um derriçador que, diferente dos demais encontrados no mercado, oferece duas velocidades (normal e turbo), além dos sete "dedos" do equipamento serem maiores, dobrando o rendimento e agilidade da colheita.

Na FEMAGRI, a Cooxupé oferece oportunidade aos cooperados de efetuarem negociações, utilizando o café como moeda de troca para financiar as aquisições, em até três anos, baseando o valor de acordo com a cotação da saca no respectivo dia. "A maioria dos nossos cooperados é mini e pequenos produtores que sobrevivem da agricultura familiar e a Cooxupé está sempre antenada para disponibilizar para todos aos seus associados alterativas que agreguem maia valor e qualidade em suas produções. A Femagri é uma grande oportunidade para eles encontrarem informações que fortaleçam suas atividades de maneira mais eficiente e sustentável", explica o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.

Além disso, o evento contará com uma ação inédita: um estande de classificação do café voltado para o produtor, com o objetivo de mostrar como o manejo e interferências externas, como o clima, podem interferir na qualidade do grão e, consequentemente, no seu valor de mercado. "No espaço, o cafeicultor conhecerá as etapas de classificação do café, degustar e esclarecer dúvidas sobre o grão, suas diferenças de preços, identificando as qualidades", explica Carlos Paulino. 

A Feira ainda oferece aos visitantes o tradicional espaço Fazendinha, dedicado ao produtor que pode conferir na prática as mais novas técnicas e inovações para a lavoura de café. O Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé estará no espaço para divulgação das condições meteorológicas das regiões de atuação da cooperativa (Sul e Cerrado de Minas e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário