Café: Colheita segue com atraso e atinge 56%, segundo levantamento da Safras & Mercado
O levantamento semanal da Safras & Mercado apontou que a evolução da colheita de café no Brasil atingiu 56% até o dia 14 de julho. Os trabalhos avançaram 4 pontos percentuais em relação a estimativa da semana anterior, totalizando 28,4 milhões de sacas. Novamente, os números demonstram atraso na colheita da safra 2015/16, visto que no mesmo período do ano passado os trabalhos atingiam 74%. Além disso, também está abaixo da média dos últimos cinco anos, de 62%.
Segundo o levantamento, o clima tem sido a principal influência para o atraso na colheita, em que a situação mais crítica está no norte do Paraná. O analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, explica que em São Paulo e Minas Gerais os trabalhos têm seguido em um ritmo melhor e já se aproxima em recuperar os atrasos.
"A previsão é de tempo mais firme para a próxima semana em grande parte do cinturão cafeeiro. E isso deve favorecer o andamento da colheita. As próximas duas semanas tendem a ser derradeiras para a definição da safra nacional. Além do atraso, também é grande a reclamação sobre a peneira miúda, o que pode levar a uma quebra de renda", comenta o analista.
A estimativa da Safras & Mercado é de que a produção de café no Brasil para a temporada 2015/16 chegue aos 50,4 milhões de sacas de 60 quilos.
Com informações da Safras & Mercado
0 comentário
Estoques baixos na ICE mantêm preços do arábica em alta, mas cenário pode mudar com novos embarques e clima favorável
Preços do café encerram mais uma sessão em lados opostos nas bolsas internacionais
Cooxupé inicia ranking de cafés especiais colhidos na safra 2025
Preços do café recuam nas bolsas internacionais na manhã desta 3ª feira (11)
Preocupação com oferta consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (10)
Média de embarques do café não torrado e torrado na 1ª semana de novembro/25 é positiva