Chuvas mais presentes em dezembro poderão ajudar cafeicultura
No Brasil, na última semana de outubro, as chuvas da primavera ocorreram de modo mais forte na região que vai desde o Mato Grosso até o Norte de Minas Gerais. Essa região, que tinha anteriormente experimentado período de seca, apresenta grande concentração do plantio da soja do Brasil. Esse volume de chuva tem favorecido o plantio da soja na região. As chuvas na parte Sudeste do país amenizaram a temperatura na região mais no Sul de Minas e na região da Mogiana em São Paulo, que são grandes produtoras de café.
As chuvas isoladas mais recentes têm contribuído para assegurar a primeira florada do café, que já apresenta na atualidade frutos na fase chumbinho. As chuvas que ocorreram nas últimas duas semanas também induziram uma segunda florada. Apesar de amenizado com as chuvas, o calor que continua pode ainda favorecer o ataque do bicho mineiro nas folhas mais jovens do cafeeiro. Desse modo os produtores devem ficar alertas com relação ao aumento da infestação dessa praga.
Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)