Excesso de chuva compromete a qualidade do café produzido em MG

Publicado em 20/06/2016 09:30

As montanhas de Carmo de Minas, no sul de Minas Gerais, são cobertas de cafezais. A região é famosa pela produção de café fino e está na época da colheita. Mas, no galpão da Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde, as sacas prontas para exportação são da safra passada. Quase nada chegou da colheita deste ano. Das 40 mil sacas esperadas nesta época, apenas seis mil estão armazenadas.

“Desde o dia 30 de maio até 9 de junho a gente estava com a colheita paralisada. E isso vai provocar um atraso de 15 a 20 dias na chegada de café”, diz Ralph de Castro Junqueira, presidente da cooperativa.

O atraso foi provocado pelo clima. Os cafezais da região receberam nos primeiros dias de junho o dobro da chuva esperada para todo o mês.

A chuva excessiva chegou na fase da colheita, quando boa parte dos grãos estava vermelhinha, no chamado café cereja. A chuva derrubou exatamente estes grãos. O chão está forrado de grãos que entraram em contato com a terra e fermentaram com a umidade.

Veja a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário