Exportações de café da Indonésia devem cair até 10% em 2016, diz associação

ACARTA (Reuters) - As exportações de café da Indonésia deverão cair de 5 a 10 por cento este ano, ante cerca de 400 mil toneladas em 2015, afirmou uma associação da indústria nesta quinta-feira, em meio a uma previsão de queda da produção relacionada ao clima e à crescente demanda domestica.
"(Exportações) vão diminuir ante o ano passado, porque o consumo interno está aumentando e a produção vai diminuir um pouco", disse o presidente da Associação de Exportadores de Café da Indonésia, Irfan Anwar, a jornalistas em um seminário.
A produção de café da Indonésia, o terceiro maior produtor de robusta do mundo, deverá diminuir para 600 mil toneladas em 2016, como resultado do fenômeno climático La Niña, disse Anwar.
As fortes chuvas já começaram em algumas áreas produtoras de café em Sumatra, disse ele sobre a principal região de cultivo de robusta da Indonésia, onde a colheita principal normalmente ocorre de setembro a outubro.
(Por Bernadette Christina Munthe)
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)