Paraná encerra colheita de café com volume entre 1 mi e 1,1 mi sacas, diz Deral

Publicado em 13/09/2016 11:57

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café do Paraná foi estimada entre 1 milhão e 1,1 milhão de sacas em 2016, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), mantendo a previsão ante relatório de abril.

Apesar da manutenção da estimativa, o Deral reduziu a previsão de área produtiva, para 46,7 mil hectares, ante 47,3 mil hectares anteriormente.

Reduziu também a estimativa de produtividade média para 22,5 sacas/hectare ante 23,6 sacas/hectares anteriormente. Nos dois cenários, o resultado fica dentro da faixa estimada pelo órgão.

"A colheita finalizou no mês de agosto havendo antecipação em cerca de trinta dias em relação ao normal de safras anteriores em função do clima seco e quente registrado nos meses de março e abril, que acelerou o ciclo de maturação dos frutos", destacou o economista do Deral, Paulo Sérgio Franzini, em relatório.

O Deral destacou também que chuvas e opções dos produtores para reduzir os custos de colheita impactaram na qualidade dos grãos produzidos este ano.

"A comercialização da safra também evoluiu acima do normal atingindo 51 por cento da produção vendida pelos produtores até a última dezena de agosto. Historicamente o maior percentual foi registrado na safra de 2011 quando atingiu 44 por cento comercializado no mesmo período", informou o relatório.

Ante 2015, houve queda de 13 por cento no volume colhido, devido principalmente à bienalidade negativa da produção de café.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário