Drawback: A importação de café volta à pauta do setor

Publicado em 25/11/2016 09:14

Nesta semana o Conselho Nacional do Café (CNC) se pronunciou sobre o pedido de abertura à importação de café feita por setores da indústria nacional, recentemente. O pedido é alimentado pela escassez de conilon, que vem impactando os compradores do mercado doméstico, onde o grão chegou a bater os R$550 por alguns dias.

Fontes do setor produtivo informaram que o pedido já foi feito durante reuniões com representantes do Governo Federal e do Ministério da Agricultura. Segundo o CNC, os pedidos tem obtido a sinalização favorável do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Em resposta, a matéria vem sendo tratada pela produção em reunião conjunta da Comissão Nacional do Café da CNA e do CNC. 

A prática envolveria drawback, que é a importação de matéria-prima com intenção de exportar o produto após sua industrialização. “Somos reticentes quanto à importação do café verde em regime de drawback – voltado ao beneficiamento e posterior exportação – e aos impactos que a operação poderá ocasionar aos produtores brasileiros. Nosso intuito, nesse cenário de debates, é evitar medidas surpreendentes e tomadas à revelia do consenso do setor privado”, afirmou Silas Brasileiro, presidente do CNC, em Balanço do CNC, divulgado no último dia 18.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário