Café: Ministério do Comércio da Colômbia investe mais de 2 bilhões de pesos no setor

Publicado em 06/12/2016 13:48

O programa Innpulsa, que apoia a inovação e o empreendedorismo na Colômbia, destinou mais de 2 bilhões de pesos para a indústria do café, segundo anunciou na semana passada a ministra do Comércio, Indústria e Turismo, Maria Claudia Lacouture, no 83º Congresso Nacional de Cafeicultores.

Durante o evento, a ministra convidou os produtores a aproveitar esta oportunidade para inovar e agregar valor à produção de café no país, bem como promover a participação dos jovens no negócio.

"Estamos ajudando na inovação e no empreendedorismo e, através do Innpulsa, única e exclusivamente para o atendimento de café, que sai em janeiro do próximo ano mais de 2 bilhões de pesos para contribuir com essa inovação", revelou Lacouture.

"Mas sim, precisamos que, nessa aposta, nessa convocatória de empreendimento, estejam os jovens cafeicultores", disse ela.

Lacouture explicou que essa iniciativa está inserida na estratégia de redefinição da sua carteira, estruturada em torno de oito pontos específicos, incluindo a transferência de tecnologia, um melhor financiamento via Bancóldex (filiais bancárias para pequenas e médias empresas), modernização de normas qualidade, cadeias produtivas, comércio exterior e sustentabilidade, entre outros.

A ministra também reconheceu o bom momento que passa a exportação do café colombiano em um contexto de contração do comércio mundial, que afetou até mesmo produtos como açúcar e carne, mas advertiu que o grande desafio continua sendo aumentar a produtividade, pois enquanto que na Colômbia o café tem mais de 17 sacas por hectare, outros países produtores, como o Brasil têm produtividades da ordem de 27 sacas de café por hectare.

Lacouture também convidou os agricultores a aproveitar a grande oportunidade que representa o turismo de observação de aves para complementar sua renda, tendo em conta que existem 46 milhões de americanos que praticam este tipo de turismo por ano.

"Temos mais de 1900 espécies de aves, das quais 20% são endêmicas. (...) Só Valle del Cauca tem mais aves do que os Estados Unidos como um todo", disse ela.

Tradução: Jhonatas Simião

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Federación Nacional de cafeteros

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário