Sincal: Não à importação do café!

Publicado em 14/12/2016 08:59


Ao
 
Excelentíssimo Ministro da Agricultura
 
Dr. Blairo Maggi
 
A SINCAL (Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite - SINCAL), vem manifestar seu repúdio contra a importação de café em nome dos 112 sindicatos de produtores rurais de café.
 
O Brasil é o maior produtor de café do Mundo e possui o maior estoque de café. Os demais países exportam da "mão pra boca", principalmente países produtores de robusta/conillon. Nós brasileiros produzimos com sustentabilidade respeitando o social e o ambiental, enquanto países como o Vietnã praticam salários sub-humanos, semi-escravidão e sem critérios ambientais. Somado a isso, o conillon do Vietnã é de qualidade duvidosa além de nos trazer riscos a parte fitossanitária.
 
Dr. Blairo Maggi, importar café baseado no que? Não sabemos nossos estoques internos na mão dos cafeicultores, das cooperativas, dos exportadores e dos armazéns gerais. Se não conhecemos os estoques, como importar café?A cafeicultura vem padecendo por uma política caótica e o maior prejudicado é o cafeicultor. Repetirei a sua frase, da ultima reunião do C. D. P.C, onde participei pessoalmente: "- A política cafeeira não pode ser mesclada, no C.D.P.C, com tantos elos envolvidos. Industrias , comercio, exportadores e produtores, cada qual tem seu interesse e o CAFEICULTOR É O MAIS PREJUDICADO. QUEM TEM O SOL E O SUOR NO ROSTO".
 
Além do que os cafeicultores empregam mais de  2.000.000 de trabalhadores e a indústria  somente 2.000 empregos. Olhe o quanto o setor produtivo é mais expressivo socialmente!
 
Os produtores do Conillon, principalmente do Espírito Santo, vem atravessando sérias dificuldades pois em 2013, venderam a saca à R$ 150,00. Atingindo fortemente a economia do estado e, agora a seca nos últimos 2 anos.Estive "in loco" e vi a triste situação da cafeicultura capixaba.
 
Dr. Blairo Maggi, não confiamos na política cafeeira. O C.D.P.C é puro corporativismo em detrimento ao setor produtivo. Desmoronaram toda a política cafeeira e venderam sem o mínimo critério técnico e, os números de estoques no Brasil é "SEGREDO DE SETE CHAVES". Nesse contexto, leva-nos à acreditar que a importação não passa de mero pretexto para somar a menor a safra de 2017 e emendar com a de 2018, segurando e derrubando ainda mais o preço.
 
Todos os últimos ministros da Agricultura, foram extremamente lenientes e irresponsáveis pela política cafeeira. Sabemos de seu espírito empresarial, da sua honestidade e o admiramos. O Senhor é produtor exemplar, Engenheiro Agrônomo  e goza de um respeito ímpar. Pelo descrito, esperamos que o senhor venha a impedir a importação de café, que causará seríssimos prejuízos aos cafeicultores e a Pátria.
 
Não queremos ser opositores em sua gestão e sim apoiadores!
 
Atenciosamente,
 
Armando Mattiello
Presidente da Sincal
Produtor Rural - Cafeicultor em Guapé/MG
Engenheiro Agrônomo com Agrobusiness pela FGV

Leia também:

>> Produtores de café do Brasil dizem que ainda não há decisão sobre importação
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sincal

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário