Café: Produtores se reúnem no CCCMG nesta tarde de 2ª feira para discutir importação

Publicado em 19/12/2016 09:21

Acontece nesta segunda-feira (19), às 13h, no auditório do CCCMG (Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais), em Varginha (MG), uma reunião com produtores de café para discutir a importação do grão da variedade conilon, a qual são veementemente contrários, pois, segundo o setor produtivo, a autorização poderia trazer prejuízos financeiros e fitossanitários para a cadeia. O ministro da agricultura Blairo Maggi suspendeu por 30 dias qualquer decisão sobre o assunto até que seja feita uma avaliação minuciosa dos estoques.

A proposta de importação de café conilon foi feita por representantes da indústria de café solúvel e torrado e moído em novembro. Eles pedem que o processo seja autorizado por um período determinado (janeiro até maio) e limite de até 250 mil sacas por mês, acima disso seria cobrado uma alíquota de até 35%. "Isso permite que a atividade da indústria continue e que o país não perca sua importante condição no mercado global", ressalta afirma o diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz.

O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem apresentado consecutivas quebras na safra de conilon no Espírito Santo, que tem a maior produção da variedade no país, e que foi afetada por seguidas seca. Nos últimos meses, com a escassez do grão para a confecção de seus produtos, a indústria brasileira de café torrado e moído utilizou alguns tipos de café arábica de menor qualidade como substitutivo. Porém, a de café solúvel não tem alternativa.

» Clique e entenda todos os detalhes sobre a questão da importação de café

A reunião dos produtores nesta segunda foi convocada pela AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), representada por seu presidente Fernando Barbosa, e pela Sincal (Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite), representada por seu presidente-executivo Armando Matiello. Além da pauta principal, também serão debatidos outros assuntos como Bolsa de Nova York, utilização do Funcafé, rotulagem do café pela indústria e regulagem de fluxo do café.

Serviço:
Reunião "NÃO IMPORTAÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL"
Data: 19/12/2016
Horário: 13h
Local: CCMG (Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais)
Endereço: Rua do Comércio de Café, 185 – Bairro Industrial Reinaldo Foresti, Varginha (MG)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário