Café: Produtores de Minas Gerais alegam dificuldade na contratação do Pronaf Custeio; BB trabalha para solução

Publicado em 19/01/2017 17:34

Cafeicultores de Minas Gerais que tentaram acessar nesses primeiros dias de 2017 o Pronaf Custeio (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), linha de crédito destinada para despesas da produção agrícola e pecuária no país, tiveram dificuldades e saíram das agências do Banco do Brasil no estado sem o recurso subsidiado pelo governo.

"O banco faz todo o procedimento necessário para aquisição do Custeio do Pronaf, porém, no final de cada cadastramento o gerente precisa realizar um check-list da documentação, quando chega na parte do seguro o sistema não autoriza a liberação do crédito sem explicação", disse o cafeicultor de São Pedro da União (MG), Fernando Barbosa, que passou pelo contratempo. "Isso está acontecendo em outros municípios de Minas Gerais porque recebi a reclamação de outros conhecidos também", afirma.

O produtor está preocupado com a situação, pois as lavouras de café da safra comercial 2017/18 devem estar prontas para colheita nos próximos meses. "Sem esse crédito a atividade pode ficar comprometida", explica Barbosa. O Pronaf, segundo informações do Banco do Brasil, é destinado a produtores familiares e tem limite financiável de até R$ 250 mil por beneficiário, no ano agrícola, com taxa de juros de 2,5% ao ano.

Sem dar mais detalhes sobre o problema e prazos, a Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil informou através de nota que o caso "trata-se de situação pontual, sem impacto a público geral, com solução já em andamento". A situação deve ser resolvida nos próximos dias. Já a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário disse não saber sobre problemas com linhas de crédito em Minas Gerais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário