Café: Procafé detecta altos índices de mancha aureolada e início de ferrugem em lavouras da Alta Mogiana
A Fundação Procafé alerta em seu Boletim de Avisos Fitossanitários de dezembro de 2016 altos índices de mancha aureolada em lavouras de café e início do ciclo evolutivo da ferrugem na região da Alta Mogiana. As duas doenças, se não controladas, podem comprometer o potencial produtivo da safra.
"Em lavouras da região foram constatados altos índices de infecção de mancha aureolada, realizar monitoramento e caso constatado efetuar o controle", disse a Fundação no boletim sem indicar números sobre o avanço da doença na Alta Mogiana. A mancha aureolada costuma aparecer em períodos frios, época de chuvas finas e normalmente entre julho e setembro.
Em dezembro, a Procafé detectou na região da Alta Mogiana precipitações e temperaturas abaixo da média. "A região de Franca encontra-se com um armazenamento na ordem de 96,5 mm. Para os cafeicultores irrigantes, acompanhar as precipitações de janeiro, caso necessário fazer reposição da necessidade da planta para garantir um bom enchimento dos grãos e crescimento dos ramos".
Essas condições, no entanto, não impediram o aparecimento da ferrugem em algumas lavouras. A doença está associada à umidade do ar, chuvas frequentes e ambientes sombreados.
"A presença de folhas infectadas com ferrugem demonstra o início de ciclo evolutivo da doença. Considerando as condições favoráveis para a evolução da ferrugem e o mecanismo de ação dos fungicidas é recomendável o monitoramento e se necessário a pulverização com fungicida sistêmico protetivo/curativo específico para esta doença", disse a Procafé.
Veja também
» Planta resistente à ferrugem prestes a dar seus primeiros frutos na Guatemala
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores