Café: Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro apresentam início do ciclo evolutivo da ferrugem e outras doenças, alerta Procafé

Publicado em 30/01/2017 10:41

Plantações de café no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro apresentaram início do ciclo evolutivo da ferrugem e nos municípios de Patrocínio (MG) e Araguari (MG) também foram detectadas a aparição de bicho-mineiro, phoma e ácaro vermelho. A análise consta no Boletim de Avisos Fitossanitários de dezembro de 2016 da Fundação Procafé.

"A presença de folhas infectadas com ferrugem em algumas regiões demonstra o início de ciclo evolutivo da doença. Considerando as condições favoráveis para a evolução da ferrugem e o mecanismo de ação dos fungicidas é recomendável o monitoramento e se necessário a pulverização com fungicida sistêmico protetivo/curativo específico para esta doença", disse a Fundação. A ferrugem está associada à alta umidade do ar, chuvas frequentes e ambientes sombreados.

Apesar do aparecimento da doença, lavouras de Patrocínio (MG) e Araguari (MG) apresentaram no período chuvas abaixo da média. Além disso,  "As temperaturas médias continuam acima da média para Araxá (1ºC) e Patrocínio (0,7 ºC) e abaixo da média histórica para Araguari (0,1ºC). O crescimento vegetativo é intenso nesta fase fenológica do cafeeiro, desde que exista disponibilidade de água no solo. A irrigação deve continuar plena em Araguari, para suprir o déficit hídrico, evitando problemas para a produtividade na próxima safra."

Ainda de acordo com o Boletim, "nas avaliações de bicho-mineiro e phoma foram detectados índices de infestação e infecção nos talhões de Patrocínio e Araguari. Também em Araguari os índices de ácaro vermelho estão em 4,0%", disse a Procafé.

Dicas de monitoramento da Fundação Procafé para ferrugem do café

Dicas de monitoramento da Fundação Procafé para doenças do café

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário