Na FOLHA: Falta café, mas deputados querem que barreira a importação seja mantida
Falta café no mercado, depois de uma quebra de safra no Espírito Santo. Mesmo assim, produtores têm pressionado parlamentares para barrar a liberação temporária da importação do grão que produz a mais tradicional bebida dos brasileiros.
O Ministério da Agricultura irá recomendar ao governo federal a importação de café para abastecer torrefadoras que enfrentam uma crise de abastecimento, mas não garante que a medida será aprovada, por receber forte oposição de parlamentares ligados aos cafeicultores, disse o ministro Blairo Maggi.
"Tecnicamente estamos bem embasados e eu estou convencido que isso (importação) deverá ser feito. Mas é um tema muito delicado para o Brasil. Raríssimas vezes o Brasil importou café e tem uma resistência muito forte por parte dos produtores, especialmente os do Espírito Santo, e os políticos do Espírito Santo estão mobilizados", disse Blairo. "É uma briga grande!"
Indústrias de café torrado, moído e solúvel têm enfrentado dificuldade nos últimos meses para adquirir café, principalmente da variedade robusta, após uma forte seca prejudicar a safra capixaba.
O café robusta é uma variedade mais simples (e mais amarga), usada principalmente na produção de café solúvel. No país, o principal produtor é o Espírito Santo. O café arábica, cujo principal produtor é Minas Gerais, é mais nobre e mais caro para o bolso do consumidor.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)