Brasil estabelece requisitos fitossanitários para importação de café do Vietnã

Publicado em 20/02/2017 08:52

LOGO REUTERS 3.0

(Reuters) - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu requisitos fitossanitários para que o Brasil realize importação de café robusta do Vietnã, segundo instrução normativa publicada pela pasta no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Uma autoridade do ministério afirmou à Reuters na semana passada que a inédita importação de café pelo Brasil, o maior produtor global, dependia apenas da publicação das especificações fitossanitárias e de uma portaria que definirá a cota de importação com direito a tarifa reduzida.

Os grãos de café que forem importados do Vietnã deverão vir acompanhados de Certificado Fitossanintário emitido pela Organização Internacional de Proteção Fitossanitária do Vietnã (ONPF), com declaração adicional relacionada ao controle de pragas.

A importação de grãos poderá ser suspensa até revisão de análise de risco, no caso de interceptação de praga quarentenária ou praga sem registro de ocorrência no Brasil, segundo o texto.

Além disso, a ONPF do Vietnã deverá comunicar ao órgão equivalente do Brasil qualquer alteração na condição fitossanitária da cultura do café nas regiões produtoras que exportam para o país, conclui a publicação do ministério.

Acesse a íntegra da publicação no Diário Oficial.

(Por Luciano Costa)

Veja mais:
» Importação de conilon pode trazer prejuízo de R$ 1,5 bilhão ao Espírito Santo, estima Faes

» Produtores fazem manifestações em ES e RO contra importação de café conilon

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário