Brasil tem como monitorar pragas e doenças do conillon do Vietnã, diz ex-secretário de Defesa Agropecuária
O Brasil tem condições tranquilas de cumprir os requisitos fitossanitários para barrar qualquer lote de café do Vietnã que possivelmente não esteja em conformidade com a legislação brasileira. A opinião categórica é de Ênio Marques, ex-titular da Secretaria de Defesa Agropecuária, apoiando a postura do ministro Blairo Maggi em exigir rigor na importação do café robusta, como, por exemplo, a Certificado Fitossanintário emitido pela Organização Internacional de Proteção Fitossanitária do Vietnã (ONPF), com declaração adicional relacionada ao controle de pragas.
Marques, que deixou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2013, foi mais longe: “Normalmente as pragas importadas vêm com material genético trazido de forma ilegal e pelo menos no histórico de 40 anos o Brasil nunca internou uma praga vinda pelos fluxos comerciais corretos”.
Significa, na argumentação do hoje assessor da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), que o controle de doenças é fácil de ser monitorado pelo Brasil, “bastando aplicar as medidas técnicas de identificação na origem”.
Entre outras formas de controlar os riscos, em último caso, Ênio Marques lembra também que o Mapa pode até exigir que “algum pré-beneficiamento seja feito no Vietnã”.
Por: Giovanni Lorenzon
1 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
jepherson cola dona castelo - ES
" Ex secretario" de defesa agropecuária consegue detectar doenças do café do vietnã, pergunta pro lula agora que ele é " ex presidente " da república como ele resolve fácil os problemas do brasil. Depois que saem de lá tudo fica fácil. Quer me enganar, dá bala de iogurte, é doce e macia !!!!!!!!