FPA se reúne com governo neste momento para tentar barrar importação de robusta do Vietnã
Deputados da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio) se reuniu no fim da tarde desta terça-feira (21) com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, e também com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira. Segundo a FPA, o intuito é sensibilizar o presidente Temer a reparar o que eles (deputados) consideram um erro do governo , a importação de café. A autorização de importação deve ser formalizada nesta quarta-feira (22) em reunião na Camex (Câmara de Comércio Exterior).
Representantes da FPA em reunião com ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy
Após divulgação de normativa de requisitos fitossanitários na segunda-feira, o Diário Oficial da União trouxe hoje uma resolução que dispõe sobre a redução da tarifa de importação de café robusta para uma cota de 1 milhão de sacas de 60 kg. Na véspera, o ministro da agricultura, Blairo Maggi, disse que estava tudo certo para a importação inédita no país. O setor produtivo acredita que pode ser prejudicado com a entrada de pragas no país e perda de competitividade comercial.
Levando em conta o pedido do setor produtivo e a demanda da indústria, a proposta do governo é liberar a importação de um milhão de sacas, com distribuição mensal de 250 mil sacas de fevereiro a maio. Para isso, o café seria incluído na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), até o limite de um milhão de sacas, com alíquota de 2%. Acima desse limite, a alíquota de exportação, que hoje é de 10%, sobe para 35%.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)