Produtores baianos temem importação de café do Vietnã após prejuízos com a seca
Cafeicultores de Itamaraju, no sul da Bahia, estão preocupados com uma proposta do Ministério da Agricultura de importar café do Vietnã, país asiático que tem se destacado na produção do grão. Como forma de protesto, o grupo fechou a BR-101 por duas horas na quarta-feira (21). Além de Itamarju, o protesto foi realizado em outros dois estados, como Rondônia e Espírito Santo. A manifestação também ocorreu em outros dois estados do país.
Segundo os produtores, o Ministério da Agricultura quer importar o café porque a produção caiu por causa da seca. Mas os cafeicultores dizem que este ano vão produzir mais de dois milhões de sacas. "A gente sabendo que a gente é o maior produtor de café exportador, isso assusta a gente. A pergunta que todos os produtores estão se fazendo nesses últimos oito meses que vem é essa questão da importação", questiona o produtor Gilberto Borlini.
Leia a notícia na íntegra no site G1-BA
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)