Café: Índices médios de ferrugem aumentam no Sul de Minas Gerais, alerta Procafé

Publicado em 12/04/2017 11:54

Os índices médios de ferrugem no Sul de Minas Gerais, principal região produtora de café do Brasil, aumentaram de 34,5% para 40,8% de folhas infectadas, reportou em seu alerta mensal a Fundação Procafé. A ferrugem é uma das principais doenças do cafeeiro e causa queda das folhas, seca os ramos produtivos, afeta o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente, reduz o potencial produtivo da safra.

"Considerando estes altos índices e condições favoráveis para a evolução da ferrugem, recomenda-se monitoramento, e caso constatado realizar pulverização com fungicida sistêmico curativo específico para esta doença.", disse a Procafé em seu Boletim de Avisos Fitossanitários de março de 2017.

No mês passado, as precipitações no Sul de Minas foram abaixo de média e a temperatura ficou próxima da média. "O armazenamento está satisfatório em Varginha, Carmo de Minas e Muzambinho. Para a região de Boa Esperança os cafeicultores irrigantes devem suplementar uma lâmina de irrigação na ordem de 50 mm. Os cafeicultores devem acompanhar as precipitações de abril.", explica o documento.

Temperaturas na faixa de 20 °C a 24 °C, alta umidade, ambientes sombreados e tratos culturais inadequados são condições ideias para o desenvolvimento da doença.

A Fundação Procafé alerta que os cafeicultores continuem a realizar o monitoramento de bicho-mineiro e ácaro vermelho com alta incidência em algumas regiões, mesmo que os talhões verificados não tenham apresentado incidência das pragas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário