Café: Comercialização da safra 2016/17 está em 89%, estima Safras & Mercado
A comercialização de café da safra 2016/17 do Brasil está em 89% de acordo com levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado até o dia 10 de abril. Esse dado mostra um avanço de 4% em relação ao mês anterior. As vendas do país seguem atrasadas em um comparativo com 2016. Na época, 92% do grão da safra 2015/16 já estava comercializado.
Levando em conta a projeção de colheita de 55,1 milhões de sacas de 60 kg da consultoria para o país, foram comprometidas até o momento 48,78 milhões de sacas. Em relação à média dos últimos cinco anos (85% da produção), a comercialização do café está avançada.
Segundo o analista de marcado da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, a comercialização avançou pouco no ultimo mês de março, em típico movimento de entressafra. "A queda no preço, sem dúvida, ajudou a afastar o produtor, bem como, manteve o comprador na defensiva. O fato é que o preço abaixo de R$ 500,00 a saca para os cafés melhores não motiva o vendedor", afirma.
Barabach comenta que a dinâmica comercial seguiu mais acelerada para os cafés mais fracos de bebida, que continuam atrativos à venda, apesar do preço mais baixo. "Já a queda brusca nos preços e a proximidade da safra nova fez alguns vencedores colocarem a cara para fora nas últimas semanas. Mesmo assim, as negociações para os cafés melhores seguem mais tímidas", conclui.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)