Café: Safras & Mercado estima colheita 2017/18 no Brasil em 94% até 22/08

Publicado em 24/08/2017 12:00

A colheita de café da safra brasileira 2017/18 foi indicada em 94% até 22 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior os trabalhos estavam em 91%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2017, de 51,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 48,21 milhões de sacas até o dia 22. Em igual período do ano passado, a colheita estava em 91%, e na média dos últimos 5 anos para o período também em 91%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o ritmo da colheita de café no Brasil diminuiu um pouco nesta reta final, o que é natural, visto que em muitos casos resta apenas a varreção e um repasse final. Em certas regiões, como em Vitória da Conquista, na Bahia, em algumas fazendas ainda há café verde nas lavouras e o produtor prefere aguardar antes de seguir nos trabalhos. Já no Oeste da Bahia, a colheita está praticamente finalizada, restando pouca coisa de varreção. E, com o andamento do beneficiamento e do aparecimento desses cafés nas praças de comercialização, percebe-se, realmente, que será uma safra miúda e com percentual de broca acima do normal, especialmente no Sul e Cerrado de Minas.

A colheita de arábica andou 5 pontos percentuais na semana e alcançou 93% da safra. Com isso, os trabalhos seguem bem acima de igual época do ano passado (89%) e também acelerados na comparação com a média histórica para o período, que gira em torno de 88% da produção.

No conilon, a colheita já foi encerrada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Evaldo Augusto Marajó de carvalho Uberlândia - MG

    Moro na região cafeeira do cerrado mineiro e estive no sul de Minas esse fim de semana.

    As lavouras de café estão florando ou preste a abrir flores porém o clima para essas próximas duas semanas não prevê chuva, pelo contrário, altas temperaturas e tempo seco.

    Se os operadores internacionais estão tão atentos a próxima safra de café, por que os preços não tem reação??

    Será que não percebem que nessa safra tivemos vários problemas como broca e quebras acentuadas na produção de arábica ? E a produção da próxima safra pode estar comprometida devido ao clima adverso na florada dos próximos dias?

    0