Rabobank estima cotações do café mais altas no mercado nos próximos meses com problemas na safra

Publicado em 25/08/2017 11:13

LOGO nalogo

O Rabobank, um dos maiores bancos especializados em commodities do mundo, estimou nesta quinta-feira (24) que os futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) podem trabalhar em 137,00 cents/lb, em média, nos últimos três meses de 2017. Isso é mais do que o contrato dezembro/17 registra atualmente, cerca de 129,00 cents/lb.

A instituição aponta que problemas na safra de importantes países produtores pode servir de impulso para o mercado nos próximos meses. "As árvores em Honduras estão mostrando sinais de estresse após a última colheita que foi grande", o que ajudou a fortalecer os suprimentos mundiais de arábica, de um modo geral.

No Brasil, conforme temos reportado nas últimas semanas, o surto de broca "representa um problema crescente" para safra, segundo o Rabobank. Para a instituição, esse é um fator chave para a safra do país que é o maior produtor e exportador da variedade arábica no mundo, bem como o período de floração que sempre depende de boas condições climáticas.

De acordo com informações da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), principal cooperativa do Brasil e uma das maiores do mundo, cerca de 6% dos lotes enviados até o momento para a entidade apresentam problemas causados pela praga. A alta incidência do inseto além de impactar diretamente na produção também prejudica a qualidade de bebida.

A Cooxupé esperava receber de seus cooperados nesta safra cerca de 5,6 milhões de sacas de 60 kg, mas o volume deve ficar entre 4,8 milhões e 4,9 milhões de sacas, segundo projeção à agência de notícias Reuters do superintende comercial da cooperativa, Lúcio Araújo Dias.

Leia mais:
» Produção de café na área da Cooxupé deverá ser 30% menor com clima e broca

Apesar da projeção de alta para o fim do ano, o banco se mostra "surpreendido" com o declínio recente e os níveis de volatilidade nos mercados de opção. "A volatilidade no arábica parece simplesmente muito econômica", reportou a empresa ao site internacional Agrimoney diante dos problemas vistos no mercado.

Com informações do site internacional Agrimoney

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário