EPAMIG apresenta tecnologias e promove degustações comentadas durante a Inova Minas
Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será sede da Mostra Inova Minas. O objetivo do evento, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é divulgar para a sociedade projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG- participará da programação com degustações comentadas de azeites, vinhos e queijos. Além disso, o ônibus Ciência Móvel vai estar posicionado na Alameda da Educação com degustação de café e divulgação de tecnologias.
No Museu das Minas e do Metal, os pesquisadores da EPAMIG ILCT Junio de Paula e Renata Golin Bueno apresentarão tecnologias para a produção de lácteos mais saudáveis e sustentáveis. Os dois tiveram projetos selecionados para a Mostra de Pitchs (vídeos amadores de curta duração) que acontece durante a Inova Minas.
Renata coordena um projeto que propõe a redução do sódio no queijo prato para deixá-lo mais saudável. "Usamos três substitutos para o sódio e salgamos os queijos em salmoura, com a substituição parcial de 40% do cloreto de sódio”, explica. Já o projeto conduzido por Junio, propõe um refrigerante lácteo sustentável produzido a partir de tipos de soros desproteinados, que normalmente são descartados.
Tecnologias à mesa
No prédio Rainha da Sucata, Hub Minas Digital, serão realizadas as degustações comentadas. No dia 15 (sexta-feira), o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, conduzirá, às 11h e 15h, oficinas de degustação de azeite.
No sábado (16), o tema será vinho. A enóloga Isabela Peregrino apresentará as tecnologias desenvolvidas pela EPAMIG que estão possibilitando a produção de vinhos finos no Sudeste Brasileiro. As degustações também serão realizadas em dois horários, às 11h e às 15h. Os pesquisadores da EPAMIG ILCT Adauto Lemos e Fernando Magalhães conduzirão as oficinas de degustação de queijos que acontecem no domingo (17), também às 11h e às 15h.
As oficinas de degustação são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na data e local do evento. As vagas são limitadas a 20 participantes por turma.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)