Café: Safras & Mercado estima comercialização 2017/18 do Brasil em 44%
A comercialização da safra de café do Brasil 2017/18 (julho/junho) chegou a 44% até o dia 11 de setembro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em 10 pontos percentuais.
As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado, quando 46% da safra 2016/17 estava comercializada até então. A comercialização está à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 41%.
Com isso, já foram comercializadas 22,25 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2017/18 de café brasileira de 51,1 milhões de sacas.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização ganhou um pouco mais de ritmo, como é normal para essa época do ano. "Mas a vendas seguem bastante cadenciadas e envolvendo pequenos volumes, o que continua passando a sensação de lentidão comercial. O fato é que o produtor busca dosar suas posições, cobrindo necessidades, pois acredita em preços melhores com o andamento da safra", comenta.
Ele observa que isso é reflexo de uma safra menor e problemática, que também ajuda a inflar o percentual comprometido por parte do produtor.
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas