Café: Aumenta compra de máquinas em MG após quadrilha especializada em roubos ser descoberta

Publicado em 22/09/2017 16:10

LOGO nalogo

A compra de máquinas de beneficiamento de café aumentou até 20% no Sul de Minas Gerais nos últimos meses, de acordo com a empresa líder em equipamentos desse tipo no setor. Esse resultado acontece logo depois que a Polícia Civil do estado prendeu onze caminhões que seriam usados por uma quadrilha especializada em roubos de café.

Os produtores mineiros contratavam prestadores de serviço que faziam o beneficiamento do grão após a colheita da safra. O preço pago para o trabalho era baixo. Eles só não sabiam que as máquinas levadas às fazendas tinham um fundo falso que armazenava parte do café que era beneficiado. À noite, a quadrilha levava os equipamentos embora para descarregar.

Criminosos adulteravam máquinas de lavagem de café para furtar os grãos (Foto: Reprodução EPTV)
Máquinas apreendidas pela Polícia no início de agosto - Foto: Reprodução/EPTV

Ainda não se sabe ao certo quantos produtores foram vítimas da quadrilha.João Batista da Silva Serra, cafeicultor de Boa Esperança (MG), contratou esses equipamentos nas últimas sete safras e acumula um prejuízo de R$ 200 mil. "Nós nunca desconfiamos de nada. O preço pago era baixo, cerca de R$ 7 por saca beneficiada. Mas levando em conta todos esses anos, tive um prejuízo que daria para ter comprado até quatro máquinas", afirma. Serra adquiriu equipamento próprio após a descoberta do caso.

Desde a descoberta do caso pela Polícia do estado – no início do mês de agosto – o interesse por máquinas de beneficiamento disparou no Sul de Minas, tanto na versão estacionária quanto na ambulante. Um salto de mais de 20% nos últimos meses, segundo Fábio Raimundo, gerente comercial da Pinhalense, empresa líder em equipamentos para a cultura do café.

"Os produtores perceberam que, no fim das contas, o equipamento comprado compensava mais do que anos de perdas com o trabalho terceirizado", pondera Raimundo. Ele destaca ainda que existem linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que acabam facilitando a compra de máquinas.

"Hoje uma máquina de 1200@ ou 30 sacas por hora de produção em uma safra que será beneficiada 6000 sacas se paga no próprio ano", ressalta Raimundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário