Tecnologias da Informação permitem automação e gestão da propriedade cafeeira
A popularização de dispositivos móveis no meio rural e os avanços da Tecnologia da Informação – TI viabilizam a aplicação de novas ferramentas tecnológicas no setor produtivo agropecuário. Nesse contexto, a pesquisa cafeeira está avançando no sentido de desenvolver e avaliar ferramentas de TI para promover a inovação da cafeicultura brasileira. Atualmente, por exemplo, com essas novas tecnologias é possível adotar smartphones para planejar o uso da área na implantação de lavouras cafeeiras e utilizar sistema computacional web para realizar gestão da propriedade.
Em sintonia com a tendência de adoção dessas tecnologias, a Revista Coffee Science, que tem periodicidade trimestral, da Universidade Federal de Lavras – UFLA, instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, publicou nesta edição (vol. 12, n° 3 de 2017) 15 artigos científicos acerca das mais recentes pesquisas e inovação aplicadas à cafeicultura. Entre essas pesquisas, o Observatório do Café destaca dois artigos que tratam de TI, a saber: ‘Aplicativo com processamento em tempo real para levantamento topográfico testado em área de produção cafeeira’ e ‘Sistema computacional web para controle de gestão da produção de café’.
O primeiro artigo destacado da revista Coffee Science vol. 12, n° 3, 2017, Aplicativo com processamento em tempo real para levantamento topográfico testado em área de produção cafeeira, publicado por três pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, trata da utilização de um aplicativo para proceder ao levantamento topográfico de lavouras de café. Nesse trabalho técnico-científico, os autores da pesquisa, por meio de testes em áreas cafeeiras, demostraram que a utilização dessa ferramenta tecnológica teve erro inferior a 1% na definição da quantidade de pés de café – mudas - que o cafeicultor deveria utilizar para uma determinada área de plantio. Além disso, demonstraram também que tal ferramenta pode auxiliar os produtores na determinação das linhas de irrigação e plantio, por meio da geração de relatório e croqui da área de cultivo. Por fim, os autores ressaltaram que o aplicativo, entre outras funcionalidades, permite cadastrar as áreas levantadas, determinar a distância de alinhamentos e enviar os dados levantados por telefonia celular, possibilitando a integração com outras tecnologias.
O segundo artigo em destaque, Sistema computacional web para controle de gestão da produção de café, abordou o sistema computacional web para controle de gestão da produção de café com o objetivo principal de desenvolver uma ferramenta web para auxiliar os cafeicultores na gestão de suas propriedades. O sistema foi estruturado a partir de estudos sobre as necessidades dos produtores rurais de café da Região Sul de Minas Gerais e possibilita, entre outras funcionalidades para o manejo da lavoura, cadastro de talhões de café, adubações, fertilidade de solo e aplicações de produtos fitossanitários com a emissão de relatórios contendo a consolidação desses dados para permitir a gestão da propriedade.
Esta edição da revista Coffee Science, a qual é vinculada à UFLA e ao Consórcio Pesquisa Café, além dos dois artigos em destaque, traz ainda mais treze trabalhos técnico-científicos de pesquisas realizadas recentemente que também valem a pena serem conferidos na íntegra. Tais artigos sãos os seguintes: Sintomas de fitotoxicidade em mudas de café submetidas a herbicidas inibidores da protox; Tipos de plantio e fertilizante biológico no cafeeiro em função do índice térmico; Primeira aproximação para solo cultivado com cafeeiro conilon na região atlântica da Bahia; Saturação por bases para o cafeeiro baseada no ph do solo e no suprimento de Ca e Mg; Planococcus citri (Risso) (Hemiptera: Pseudococcidae): Relações macho-fêmea e influências na biologia reprodutiva; Componentes genéticos do desenvolvimento e maturação de frutos de Coffea canephora Pierre ex A.Froehner; Cafeicultura familiar e as boas práticas agrícolas em Bom Sucesso – MG; Aplicación del proceso analítico jerárquico AHP para definir la mejor taza en evaluación de cafés especiales; Produção de mudas de café arábica em substrato composto de resíduo da secagem dos grãos; Limitações fotossintéticas em folhas de cafeeiro arábica promovidas pelo déficit hídrico; Cinética de secagem de café natural beneficiado com alto teor de água; Influência de fatores econômicos na oferta cafeeira do Estado de São Paulo; Micorrizas arbusculares em cafeeiro Coffea arabica L.: Revisão e meta-análise.
A Revista Coffee Science, que tem periodicidade trimestral, é publicada online, com acesso gratuito, contempla artigos técnico-científicos originais, publicados integralmente, os quais estão disponíveis nesta edição postada no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, e no próprio site da revista Coffee Science.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)