Programação técnica da EXPOCAFÉ 2018 vai destacar cultivares e controle de pragas
Faltando duas semanas para a abertura da EXPOCAFÉ 2018 ao público, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) prepara programação do evento. A feira, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, em Três Pontas, vai reunir cerca de 160 expositores e deve contar com um superior a 12 mil participantes.
Durante os três dias de feira vão acontecer, no estande da EPAMIG, plantões técnicos sobre tema inerentes à cafeicultura. No dia 16 (quarta-feira), a pesquisadora Vânia Aparecida Silva falará sobre pesquisas para o desenvolvimento de cultivares de café tolerantes à seca. Pragas e doenças do cafeeiro será o tema abordado pelos pesquisadores Júlio César de Souza, Vicente Carvalho e Rogério Silva no dia 17 de maio. Na sexta feira (18), os pesquisadores César Botelho e Gladyston Carvalho falarão sobre Cultivares de café, orientando sobre escolhas e características.
Nos dias 16 e 17 de maio, no Parque Cafeeiro do Campo Experimental da EPAMIG serão realizadas as dinâmicas de máquinas. Oportunidade para os cafeicultores obterem dicas técnicas de pesquisadores e extensionistas e de conhecerem na prática o funcionamento de equipamentos para a lavoura cafeeira, demonstrados pelos próprios fabricantes e/ou fornecedores. Durante a dinâmica serão destacados o processamento da água e secagem do café e cultivares de café: importância da resistência a doenças.
O coordenador técnico da EXPOCAFÉ, César Botelho, destaca que cada vez mais, os expositores têm apresentado novidades que facilitam o trabalho no campo, como maquinários mais leves que não degradam o solo e ferramentas úteis para a colheita e para a pós-colheita. “A EXPOCAFÉ é muito importante para a região, pois, é a oportunidade de os produtores conhecerem as novidades do setor, adquirir conhecimentos sobre o trato e qualidade do café e saber sobre novas tecnologias voltadas para o cafezal” completo Cesar.
Simpósio
O 9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, abre a programação técnica da EXPOCAFé no dia 15 de maio. O evento, que é voltado para participantes previamente inscritos, tem como tema “Manejo mecanizado e colheita seletiva visando à qualidade do café.”
A cafeicultura e presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmen Lúcia Chaves de Brito, avalia que a qualidade do café não diz respeito apenas a um cenário econômico. “A EXPOCAFÉ tornou-se o reflexo da pujança, do desenvolvimento tecnológico e da força da cafeicultura brasileira. Sendo assim, torna-se preponderante, trazer para seu foco de discussões, temas de significativa importância para o cenário da cafeicultura contemporânea como a qualidade dos cafés do Brasil” completa.
As inscrições para o 9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira podem ser feitas pelo site até o dia 10/05 ou no dia e local do evento. Os valores variam de R$ 50 para estudantes (com apresentação da carteira) e R$ 100 para os demais. Clique aqui para programação completa.
Serviço
9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Dia: 15 de maio
Hora: 8h às 18h
EXPOCAFÉ 2018
Dia: 16 a 18 de maio
Hora: 8h às 18h
Local: Campo Experimental da EPAMIG de Três Pontas
Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem, km 06 - Zona Rural - MG
Entrada gratuita
Informações: www.expocafe.com.br
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)