CNC pleiteia ampliação de recursos para pesquisa cafeeira

Publicado em 03/08/2018 15:18

O Conselho Nacional do Café (CNC) protocolou ofício junto à Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na quarta-feira, 1º de agosto, levando uma solicitação da Embrapa Café para a ampliação dos recursos voltados à pesquisa cafeeira.

Segundo o presidente da entidade, deputado federal Silas Brasileiro, para que a inovação tecnológica possa continuar ocorrendo no setor, é fundamental que sejam disponibilizados R$ 15 milhões anuais do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) ao Consórcio Pesquisa Café a partir de 2019.

"Essa dotação orçamentária viabilizará a continuidade do programa de pesquisa e transferência de tecnologias desenvolvido pelo Consórcio Pesquisa Café, que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Política do Café, o CDPC", comenta.

Silas Brasileiro recorda que o investimento em pesquisa visando à geração e à transferência de novas tecnologias aos cafeicultores é imprescindível para que o Brasil possa se manter na liderança da produção mundial de café, avançando em qualidade e competitividade.

"A situação é crítica, haja vista que nossos concorrentes têm obtido saltos impressionantes em produção e produtividade de café graças ao investimento de seus governos em pesquisa e transferência de tecnologia. As estatísticas da Organização Internacional do Café ilustram esse cenário", alerta o deputado.

De acordo com a OIC, entre 2012 e 2017, países como Vietnã, Colômbia, Uganda e Honduras apresentaram crescimentos significativos em suas produções. Os vietnamitas elevaram em 26%, chegando a 29,5 milhões de sacas no ano passado. Na sequência, os colombianos produziram 14 milhões de sacas (+41%), os hondurenhos cultivaram 8,3 mi/scs (+78%) e os ugandenses, que ampliaram a safra em 30% e chegaram a 5,1 milhões de sacas.

Além da expansão observada nesse intervalo, esses e outros países possuem programas de pesquisa e renovação de cafezais em andamento visando a novos saltos de produção e produtividade no médio prazo. "Um exemplo é o México, que possui meta de ampliar a capacidade produtiva das atuais 4 milhões para 15 milhões de sacas em 2030", cita Brasileiro.

O presidente do CNC acredita que essas iniciativas são uma ameaça para o market share do país e também para as cotações internacionais do café. "São ações que tendem a levar à depreciação dos preços no mundo, o que torna urgente nossos investimentos em pesquisa e tecnologia visando à redução de custos e ao aumento da produtividade e da qualidade dos cafés do Brasil para que possamos continuar competitivos", recomenda.

O deputado conclui argumentando que "frente aos riscos que se apresentam no cenário internacional, este orçamento representa um custo pequeno em relação aos benefícios que serão gerados ao Brasil".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário