Necaf promove encontro de Núcleos de Estudos de Cafeicultura do Brasil
O Núcleo de Estudos em Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (Necaf/UFLA) realizou, de 25 a 31 de julho, o I Encontro Brasileiro dos Núcleos de Cafeicultura. Além do Necaf, a iniciativa contou com a participação de outros cinco grupos vinculados a instituições de ensino superior, a saber: Grupo de Estudos Agronômicos em Cafeicultura da Universidade Federal de Goiás (Geacaf/UFG); Grupo de Estudos em Cafeicultura do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho (Gecaf/IFSuldeMinas); Grupo de Estudo em Cafeicultura da Universidade Federal de São João del Rei – Campus Sete Lagoas (Gecaf/UFSJ); Núcleo de Estudos em Cafeicultura da Universidade José do Rosário Vellano (Necafé/Unifenas); e Grupo de Estudos em Cafeicultura da Universidade Federal de Viçosa (CoffeeTec/UFV).
O evento teve como propósito reunir os estudantes em prol de um bem comum: a disseminação de conhecimentos ligados à cafeicultura. Dentre as atividades realizadas, ocorreram palestras de treinamento, apresentação de experimentos, dinâmicas em grupo, além de visitas técnicas às fazendas Guariroba (Santo Antônio do Amparo/MG) e Bom Jardim (Bom Sucesso/MG).
Como resultado do encontro, foi concebida a formação do Conselho Nacional de Estudos em Cafeicultura (em vias de oficialização), que tem como objetivo unir os diversos núcleos do país, promovendo o compartilhamento e o alinhamento constante de informações, experiências e pesquisas na área.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta